Cultura

Livraria Poetria estreia primeiro Festival Internacional de Poesia do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_livraria_poetria_02.jpg

Miguel Nogueira

A primeira edição do Festival Internacional de Poesia do Porto (FIPP) arranca esta sexta-feira e promete quatro meses recheados de conversas com poetas e artistas portugueses e estrangeiros, oficinas de escrita criativa, palavras ditas e música.

O FIPP é um projeto organizado pela Poetria, livraria especializada em poesia e teatro, que conta com 20 anos de existência no coração da cidade. O evento abre sob o tema "Ruir", esta sexta-feira, às 18 horas, no Pestana Palácio do Freixo, com uma 'poetry talk', ou seja, uma conversa entre as poetas Chus Pato (Galiza, Espanha) e Inês Lourenço (Portugal), com moderação do também poeta José Manuel Teixeira da Silva.

Em declarações à Agência Lusa, Francisco Reis, um dos organizadores do festival, explicou que o evento promete celebrar a poesia em todas as suas formas, ao longo dos meses de julho, agosto, setembro e outubro, e o tema da primeira edição propõe "uma renovação", "um renascimento", no fundo "uma reflexão sobre a ideia de colapso, explorando a força transformadora da poesia".

O festival tem a Galiza como região parceira desta primeira edição, realçando os "laços linguísticos, históricos e culturais partilhados com o Norte de Portugal".

"O FIPP é um festival internacional de poesia do Porto. Queremos que seja um evento cultural de referência, anual, dedicado à celebração da poesia e à promoção da arte poética, como uma forma de expressão contemporânea", sublinhou Francisco Reis.

O FIPP é um festival internacional de poesia do Porto. Queremos que seja um evento cultural de referência, anual, dedicado à celebração da poesia e à promoção da arte poética, como uma forma de expressão contemporânea

Este sábado haverá um momento de 'poetry sound', com o espetáculo "Camiño do meu contento", pelo grupo artístico "Sinais de Cena", que se dedica à leitura e performance de textos poéticos e prosa.

No domingo, pelas 10h20, acontece uma 'poetry lab', ou seja uma oficina de escrita criativa para poesia, no Museu Nacional Soares dos Reis. "Brincar com as palavras" é o nome da oficina cujo objetivo é tentar descobrir a poesia em família, em sessões de 45 minutos cada, e destinadas a crianças a partir dos oito anos. No mesmo dia está programada uma 'poetry talk', no Museu Soares dos Reis, pelas 15h30, com Marta Bernardes, Tiago Alves Costa e Ismael Ramos.

A programação do FIPP continua no primeiro fim de semana de agosto, com mais conversas, oficinas de escrita criativa, 'poetry slam', 'spoken word', entre outras atividades, e desenrola-se ao longo dos próximos quatro meses aos fins de semana.

O FIPP termina a 27 de outubro, altura em que o festival fecha com uma 'poetry talk' "virada para o futuro", com dois poetas galegos, Ester Carrodeguas e Samuel L. Paris, e os portugueses Francisca Camelo e o Emanuel Madalena.