Economia

Lojas históricas do Porto Tradição já têm apoio de consultoria

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Chegou ao fim a primeira edição do Programa de Consultoria Porto de Tradição. Seis lojas receberam, ao longo de seis meses, apoio em várias áreas.

A primeira edição do Programa de Consultoria Porto de Tradição teve início ainda em 2021, com a inscrição dos negócios interessados e seleção daqueles que preenchiam os critérios definidos: potencial de desenvolvimento, necessidade de intervenção e compromisso com o processo.

Seis lojas, já com a chancela Porto de Tradição, participaram nesta iniciativa pioneira de ajuda a negócios históricos da cidade e que passou por um programa de formação e ações dinamizadas por quatro consultores, de forma a potenciar uma primeira sensibilização para os temas, o conhecimento mútuo e também a aferição de necessidades de intervenção.

Posteriormente, cada negócio, após uma reunião de diagnóstico com cada consultor, participou na elaboração do seu próprio plano de intervenção, feito à medida das suas necessidades específicas. Este foi o ponto de partida para três meses de intervenção direta dos consultores junto dos negócios, promovendo a tomada de consciência sobre aspetos a melhorar e a aquisição de competências que lhes permitissem passar “da reação à ação”, ao nível de cada prioridade de intervenção identificada. O trabalho dos consultores foi também acompanhado pela mentora do programa, uma figura de interlocução e elemento de ligação entre os negócios, entre estes e os consultores e entre todos e o Município do Porto.

Todos os participantes no programa - os negócios selecionados foram A Sementeira, Benedito Barros, O Escondidinho, O Pretinho do Japão, Pedro dos Frangos, e UNICEPE – puderam, recentemente, em reunião que contou com a presença do vereador do pelouro das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização e pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, manifestar a sua satisfação pelo trabalho desenvolvido.

Inicia-se, agora, uma segunda fase do programa, em que os negócios deverão dar continuidade, de forma autónoma, à implementação das ações propostas pelos consultores.

Recorde-se que, recentemente, foi aprovada, por unanimidade, em reunião privada de Executivo, a renovação do Fundo Municipal de Apoio aos estabelecimentos e entidades reconhecidos ao abrigo do programa Porto de Tradição. Em 2022, este instrumento volta a estar dotado de um montante de 525 mil euros.

O programa Porto de Tradição reconhece os estabelecimentos de comércio tradicional local e as entidades de interesse histórico, cultural ou social local como marcas identitárias da cidade.