Sociedade

Maior fórum de ciência do país decorre na Alfândega do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Centro de Congressos da Alfândega recebe, a partir desta quarta-feira e até sexta, o maior fórum anual de ciência, tecnologia e inovação, que se realiza no nosso país. Encontro Ciência irá debruçar sobre a importância de "+Ciência para Uma Só Saúde e bem-estar global". A sessão de abertura contou com a presença do vice-presidente da Câmara do Porto.

"A nossa cidade tem a felicidade de integrar na sua comunidade académica e científica diversas instituições de excelência internacional, com grande capacidade de investigação e inovação", sublinhou Filipe Araújo, destacando, sobretudo, o papel desenvolvido, neste âmbito, pela Universidade do Porto.

"Faz todo o sentido que o Porto seja a cidade anfitriã do Ciência 2024. O Município do Porto tem, aliás, procurado promover a cidade enquanto território de cooperação e intercâmbio científico entre decisores, instituições e investigadores", acrescentou.

Focando-se no tema geral do encontro, o também vereador do Ambiente e Transição Climática relembrou que "as cidades têm um papel crucial a desempenhar no processo de transição climática. Das políticas de promoção da sustentabilidade e da descarbonização desenvolvidas nos grandes centros urbanos depende, em grande medida, a eficácia do combate global às alterações climáticas", disse, dando como exemplo o Pacto do Porto para o Clima, que antecipa para 2030 a neutralidade carbónica da cidade.

gco_encontro_ciencia_2024_05.jpg

A sessão de abertura contou ainda com as presenças do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, da presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Madalena Alves, da presidente da Agência Nacional da Cultura Científica (Ciência Viva) - Rosália Vargas, da comissária do Encontro de Ciência 2024, Salomé Pinho, e do vice-reitor para a Investigação e Inovação da Universidade do Porto, Pedro Rodrigues.

Ao longo dos três dias vão ser realizadas cinco sessões plenárias sobre temas como o equilíbrio entre a inovação e responsabilidade social associadas à Inteligência Artificial, as doenças e terapias do futuro, e a digitalização da ciência.

A par das sessões plenárias, estão previstas 45 sessões temáticas sobre as políticas de ciência e tecnologia, conservação e exploração sustentável do oceano, papel da biotecnologia nos cuidados de saúde, hesitação vacinal na Europa, saúde mental, hidrogénio verde ou ciência cidadã.

O Encontro Ciência é promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) em colaboração com a Ciência Viva, contando esta edição com o apoio da Universidade do Porto.