Sociedade

Mais de 7.700 estudantes escolhem o Porto para ingressar na vida académica

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#EgidioSantos-UPorto - foto_estudantes_letras.jpg

Egídio Santos

Mais de 7.700 futuros estudantes do ensino superior conseguiram colocação na Universidade e no Politécnico do Porto para ingressar na vida académica. Conhecidos os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2024/2025, destaque para a Universidade que apresenta a média mais alta do país, seis cursos nos dez melhores e 14 no “top 25”, assim como a liderança em matéria de percentagem de primeiras escolhas dos candidatos.

No ano de estreia, a licenciatura em Engenharia Aeroespacial, da Faculdade de Engenharia da U.Porto, é o curso com a média de entrada mais elevada: 19,45 valores.

Entre a lista dos dez cursos com as notas mais altas em todo o país, voltam a figurar as licenciaturas em Inteligência Artificial e Ciência de Dados (18,75) e Engenharia e Gestão Industrial (18,63), e os mestrados integrados em Arquitetura (18,6) e Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (18,55) e da Faculdade de Medicina (18,48).

De acordo com os dados do Ministério da Educação, Ciência e Inovação a Universidade do Porto foi a primeira opção para mais de oito mil candidatos.

Destaque, ainda, para a Escola Superior de Enfermagem, que também preencheu as 257 vagas disponibilizadas.

Ficaram por preencher, na Universidade do Porto, lugares apenas nas disciplinas de Química, Engenharia Geoespacial, Física e Engenharia Agronómica. De toda a oferta formativa das escolas do Politécnico, apenas os cursos de Tecnologia para a Educação, Engenharia Geotécnica e Geoambiental, Saúde Digital e Gestão das Atividades Turísticas ficaram com vagas para a segunda fase do concurso, que decorre até 4 de setembro.

A nível nacional, entraram nesta primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 49.963 novos estudantes, valor que, de acordo com o ministério, “representa uma taxa de colocação de candidatos de 85,7%, crescendo dois pontos percentuais face ao ano anterior”.