Sociedade

Mais importante evento científico de epidemiologia ibérica traz 800 especialistas à cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_saude.jpg

Miguel Nogueira

À 18.ª edição, o mais importante evento científico de Epidemiologia ibérica escolhe a cidade do Porto para a reunião de cerca de oito centenas de especialistas e a apresentação de mais de mil comunicações. Com o apoio da Câmara do Porto, o congresso português e espanhol acontece entre 5 e 8 de setembro sob o mote “Epidemiologia para construir o futuro”.

Este ano, o debate vai procurar centrar-se no futuro da profissão, “ouvindo com especial atenção a análise dos jovens epidemiologistas”. Os especialistas propõem-se refletir sobre que ferramentas tem a epidemiologia ao dispor e qual o seu contributo para o “desenho de políticas públicas de saúde, bem como para a descentralização das decisões” nessa matéria.

“Este é um encontro em que se pretende lançar as bases para a construção da epidemiologia do futuro, em Portugal e em Espanha, evitando, assim, que novas ameaças à saúde pública – como foi o caso da COVID-19 – voltem a ‘apanhar-nos de surpresa’”, afirma a organização.

Ao longo de quatro dias, haverá, também, espaço para falar de alterações climáticas, ecoansiedade, vulnerabilidade social e saúde e género, assim como o acompanhamento e o rastreio do cancro, a saúde urbana, a COVID-19 e suas sequelas, o VIH/sida, a saúde mental, a saúde materno-infantil, entre outros.

Sessão cidadã no arranque do congresso

O congresso ibérico arranca com uma sessão de debate, aberta a todos os cidadãos, na Reitoria da Universidade do Porto. A 5 de setembro, às 17 horas, a vereadora da Saúde, Catarina Araújo, junta-se à vereadora da Câmara da Maia, Emília Santos, ao presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Ricardo Mexia, ao professor do Instituto de Salud Carlos III, José Ramón Repullo, à representante da APRe! - Aposentados, Pensionistas e Reformados, Eduarda Neves, ao presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis, Marco Santos, e ao professor aposentado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, José Cavalheiro, para uma conversa sobre como “aproximar as pessoas das decisões e as decisões das pessoas na saúde”.

O evento é organizado pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, em parceria com a Associação Portuguesa de Epidemiologia e a Sociedade Espanhola de Epidemiologia e vai acontecer no complexo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e da Faculdade de Farmácia.

Tem, também, o apoio da Universidade do Porto, do Turismo de Portugal e da Fundação Oriente.