Mobilidade

Maratona do Porto implica ajustes ao trânsito e estacionamento até domingo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_jq_maratona_porto_16.jpeg

João Queirós

A EDP Maratona do Porto está de volta à estrada, cumprindo neste domingo, dia 7 de novembro, a partir das 9 horas, a sua 17.ª edição. O percurso de 42 quilómetros que vai atravessar as cidades do Porto e Matosinhos implicará alguns condicionamentos ao trânsito e estacionamento.

Devido à intervenção em curso no tabuleiro inferior da Ponte Luiz I, a cargo da Infraestruturas de Portugal, a Maratona do Porto terá um novo percurso, mas a mesma ambição. A Avenida do Parque, junto ao Parque da Cidade, será o local de chegada da prova. A realização deste evento desportivo tornará necessário efetuar condicionamentos de trânsito e estacionamento em vários pontos da cidade. Conheça o percurso na íntegra:

A partir desta sexta-feira, dia 5, e até domingo, dia 7, o estacionamento estará condicionado no parque frente aos n.ºs 68-70, no lado nascente da Avenida do Parque. Este arruamento terá o estacionamento condicionado, em ambos os lados, e o corte total de trânsito (exceto acesso a garagens por moradores) da meia-noite de sábado, dia 6, às 17 horas de domingo, dia 7.

No dia da prova será necessário salvaguardar a extensão do percurso a cumprir pelos atletas. Assim, haverá condicionamento de trânsito com corte total de via da meia-noite às 17 horas de domingo na Via do Castelo do Queijo, no troço compreendido entre a Praça de Gonçalves Zarco e a Praça da Cidade do Salvador.

Das 5 horas da madrugada e até às 15 horas de domingo o estacionamento estará condicionado na Avenida da Boavista, em ambos os lados, no troço compreendido entre a Avenida do Parque e a Praça de Gonçalves Zarco. No mesmo período, o trânsito na Avenida da Boavista, em ambos os lados, no troço compreendido entre a Rua de António Aroso e a Praça de Gonçalves Zarco, estará cortado.

Estará ainda em vigor o condicionamento de trânsito, com corte total de via das 8 às 15 horas de domingo, na Praça de Gonçalves Zarco; Rua da Vilarinha (troço compreendido entre a Avenida do Parque e a Estrada da Circunvalação); Estrada da Circunvalação (troço compreendido entre a Rua da Vilarinha e a Praça da Cidade do Salvador); Praça da Cidade do Salvador; Avenida de Montevideu; Avenida do Brasil; Rua do Coronel Raúl Peres; Esplanada do castelo (troço compreendido entre a Avenida de D. Carlos I e a Rua de D. Luís Filipe); Rua do Passeio Alegre; Rua de Sobreiras; Rua do Ouro; Alameda Basílio Teles; Viaduto do Cais das Pedras; Rua de Monchique; Rua Nova da Alfândega; Rua da Reboleira; Largo do Terreiro; Cais da Estiva; Cais da Ribeira; Avenida de Gustavo Eiffel; Avenida de Paiva Couceiro (troço compreendido entre a Avenida de Gustavo Eiffel e o entroncamento com a Rua de Sabrosa); Rua da Ribeira Negra; Túnel da Ribeira; Rua do Clube Fluvial Portuense; Rua do Infante D. Henrique.

O trânsito relativo à realização de cargas e descargas, acesso a moradores (garagens) e veículos de emergência será garantido de acordo com as instruções que os elementos da Divisão de Trânsito da PSP ou da Polícia Municipal transmitirem em cada ponto de controlo/passagem.

Qualquer esclarecimento adicional poderá ser obtido através dos contactos do Gabinete do Munícipe: Linha Porto. 220 100 220 ou Portal do Munícipe.