Mediadora do alojamento local deu solução a 33 focos de conflito no último ano
Porto.
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Entre julho de 2023 e junho de 2024, a mediadora do alojamento local geriu mais de três dezenas de novos processos relacionados com a mediação de conflitos. A conclusão foi apresentada durante a reunião do Executivo municipal, que decorreu esta segunda-feira.
No seu terceiro ano de atividade, a figura que garante a boa convivência entre quem vive e quem visita a cidade geriu 33 novos processos no âmbito da mediação de conflitos relacionados com o alojamento local.
De acordo com os dados apresentados por Catarina Dinis, 29 processos (88%) estão concluídos ou em fase de conclusão e os restantes quatro (12%) estão a aguardar feedback, contudo, ainda se enquadram nos timings estipulados para novo ponto de situação.
Entre os processos que passaram pelas mãos da mediadora do alojamento local – com origem nas diferentes freguesias do concelho do Porto –, a maior parte diz respeito a práticas reiteradas e comprovadas de má conduta. No entanto, nenhum processo motivou o cancelamento de registos de alojamento local.
No domínio da sua atuação, a mediadora do alojamento local tem fomentado ações complementares que ajudem a esclarecer todo o ecossistema em torno desta atividade.
Foram, assim, criadas iniciativas como Evento “A.L. Open Afternoon | Tarde Aberta A.L.” ou o Ciclo “Conversar o Alojamento Local”, de modo a reforçar os espaços de interação, inspiração e partilha de conhecimento e reforçar o ecossistema desta atividade económica, que tem um grande peso para a cidade do Porto.
Em junho de 2021, a figura do Mediador do Alojamento Local foi criada pelo Município do Porto com o objetivo de conciliar os interesses e necessidades dos residentes, proprietários e visitantes da cidade que ficam alojados em estabelecimentos de alojamento local.