Desporto

Meia Maratona com quase metade dos participantes de nacionalidade estrangeira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Cerca de 10 mil pessoas vão correr, no próximo domingo, a Meia Maratona do Porto, sendo 40 por cento dos atletas de nacionalidade estrangeira. Uma prova que se assume como um ponto de passagem obrigatória para atletas internacionais e que abriu caminho para a realização da European Running Bussiness Conference no Porto, em 2026.

É um recorde no número de atletas internacionais a participarem na prova: do total de inscritos - cerca de 10 mil -, 40 por cento são de outros países. Um aumento que se destaca pela maior atratividade desta prova, mas, ao mesmo tempo, por ser uma cidade com as condições ideais para a prática desta competição.

A 17.ª Meia Maratona do Porto foi apresentada nesta quarta-feira, na Alfândega do Porto, a poucos dias de sair para a estrada e percorrer, mais uma vez, 21 quilómetros, sempre com o Douro perto da vista. Este ano, e fruto das obras em curso da Metro do Porto, a corrida faz-se apenas do lado do Porto, à semelhança do que aconteceu em 2022. A partida está prevista para domingo, 15 de setembro, às 9 horas na Avenida D. Carlos I – junto ao Jardim do Passeio Alegre.

gco_conferencia_imprensa_hyundai_meia_maratona_2024_04.jpg

Para a vereadora do Desporto e Juventude, “a realização de mais esta prova demonstra a vitalidade de uma organização como a Runporto, que completa 30 anos em 2024”. Catarina Araújo referiu ainda que “a ligação a uma competição desta dimensão está em linha com a política desportiva do município, de potenciar, através destas provas, a cidade como um destino de eleição, com as condições ideias, para a prática das diferentes modalidades”.

Dos países presentes, e para além de Portugal, a França é o que conta com mais atletas inscritos. Do total de participantes, 558 atletas chegam deste país, 447 do Reino Unido, 410 participantes de Espanha e 389 do Brasil.

No geral, há participantes de 36 países da Europa, de 13 países da América, de 13 países de África, de 17 países da Ásia e de 2 países da Oceânia.

Ricardo Teixeira, da Runporto, refere, de resto, que há a presença de “muitos atletas que já conquistaram o lugar mais alto em provas anteriores”, que repetem a experiência de participarem nesta competição em busca de bater um novo recorde e acrescentar mais um título ao palmarés.

gco_conferencia_imprensa_hyundai_meia_maratona_2024_02.jpg

Porto e Gaia unidos na realização da prova

Os municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia associam-se, mais uma vez, a esta iniciativa, assim como entidades como o Turismo Porto e Norte de Portugal e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

O vereador do Desporto da Câmara de Vila Nova de Gaia, Guilherme Aguiar, considera esta prova “um marco importante para a afirmação da região”, mesmo sabendo que, este ano, a cidade irá ver a prova apenas do outro lado do rio.

A Meia Maratona do Porto contará, este ano, com uma novidade: no dia anterior, 14 de setembro, a partir das 17 horas, a Igreja das Antas acolhe uma Missa de Bênção dos Maratonistas, que é aberta a todos os participantes e que contará com uma mensagem do Bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Os dorsais podem ser levantados entre sexta-feira e sábado no Alameda Shop&Spot, local habitual para o levantamento do kit de participação, que inclui, como habitualmente, a t-shirt da prova.

Conferência europeia no Porto em 2026

Fruto de um trabalho de 30 anos na execução de grandes provas de estrada, a Runporto vê agora ser concretizado um sonho antigo: ser uma das entidades envolvidas na organização de uma grande conferência desportiva.

Assim, o Porto acolherá, em 2026, a European Running Bussiness Conference, uma iniciativa da European Athletics que reúne vários profissionais da área desportiva, como atletas, promotores, organizadores e pessoal ligado ao atletismo.

Depois de Atenas, na Grécia, que recebe em novembro a edição deste ano, a cidade do Porto "reúne todas as condições para ser a anfitriã deste encontro global", assumiu Marko Vasic, responsável por esta organização.

O Porto acolherá, em 2026, a European Running Bussiness Conference, uma iniciativa da European Athletics que reúne vários profissionais da área desportiva, como atletas, promotores, organizadores e pessoal ligado ao atletismo

De 6 a 8 de novembro de 2026, e acompanhando a realização da Maratona do Porto, são esperados cerca de 600 participantes de diferentes nacionalidades e responsáveis por diferentes provas que, na Alfândega do Porto, criarão um fórum para pensar o presente e o futuro das grandes provas de atletismo.

O encontro contará com vários convidados e oradores, que irão partilhar com todos a visão pessoal sobre esta área. Para este responsável, "à medida que o desporto da corrida cresce continuamente, o mesmo acontece com esta conferência, dando aos líderes da indústria a oportunidade de interagir com os seus pares e partilhar as melhores práticas", destaca Marko Vasic.

Para já, este domingo, a passagem dos cerca de dez mil atletas pela cidade terá interferência ao nível da circulação automóvel. Os condicionamentos podem ser conhecidos no documento em anexo.

gco_conferencia_imprensa_hyundai_meia_maratona_2024_11.jpg