Sociedade

Município participa em encontro nacional para discutir integração das pessoas em situação de sem abrigo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

jg_iii_encontro_nacional_1.jpeg

Jorge Gomes

A cidade do Porto marcou presença no III Encontro Nacional da ENPISSA - Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem Abrigo, que decorreu no Campus das Gabelas da Universidade do Algarve, em Faro, na passada sexta-feira.

Sob o lema "Prevenir é Intervir", com organização conjunta dos NPISA’s do Algarve, a iniciativa permitiu fazer um balanço da atual estratégia e o lançamento das bases para o futuro, assente na partilha de experiências e boas práticas e no envolvimento de todas as instituições públicas e privadas para uma intervenção cada vez mais eficaz.

O encontro contou com a intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que, apesar de lamentar não ter sido possível reduzir o número de pessoas em situação de sem abrigo até este ano, garantiu que este continua a ser um tema a que dará a máxima atenção.

O Porto esteve representado pelo vereador da Coesão Social da Câmara do Porto e coordenador do NPISA Porto que referiu a importância de se investir na prevenção, nos grupos com maiores vulnerabilidades.

"Problemáticas como o desemprego de longa duração, o consumo de substâncias psicoativas, a desestruturação familiar, o aumento das perturbações do foro da saúde mental estão associadas à condição de sem-abrigo", afirmou Fernando Paulo. E sublinhou que "o combate a este fenómeno tão complexo e multifacetado, implica intervenções integradas", salientando a necessidade do envolvimento de todos.

Integravam também a comitiva portuense, a diretora do Departamento de Coesão Social, Raquel Castello-Branco, a chefe de divisão de Intervenção Social, Liliana Pires, e Sandra Arouca e Sandra Barbosa, representantes da Misericórdia do Porto e da Segurança Social do Porto, respetivamente.

A ENIPSSA compreende três eixos de intervenção que visam a promoção do conhecimento do fenómeno das pessoas em situação de sem-abrigo, informação, sensibilização e educação, o reforço de uma intervenção promotora da integração das pessoas em situação de sem-abrigo, bem como a coordenação, monitorização e avaliação da ENIPSSA 2017-2023.