Cultura

Museu e Bibliotecas do Porto promovem programa de atividades para celebrar o Dia Internacional dos Museus

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_casa_do_infante_01.jpg

O Museu e Bibliotecas do Porto volta a associar-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus, efeméride que se celebra a 18 de maio e que este ano terá como mote "Museus para a Educação e a Investigação", com uma proposta de programação rica em opções. Entre exposições, visitas guiadas, tertúlias, oficinas e workshops, música e até um exercício de peddy paper entre vários museus da cidade, o Museu e Bibliotecas do Porto – e todas as instituições museológicas da cidade – abrem-se ao público para dar a conhecer o seu património vivo.

Assim, o Arqueossítio propõe um percurso noite adentro pela Magia da Cidade Oculta, uma deambulação "pelas portas de Vandoma, São Sebastião, Mentiras e Sant’Ana", à descoberta do desconhecido nas "diferentes camadas a história da cidade". E porque "a história da cidade do Porto e dos seus habitantes é também povoada de horticultores, jardineiros e amantes da Natureza que tanto atuaram em espaços públicos como nas quintas de recreio privada", o Museu Romântico convida a um breve percurso, ao longo dos jardins da Quinta da Macieirinha e da Casa Tait, por entre árvores centenárias.

Já na Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, as tradicionais visitas guiadas serão antes "desorientadas", isto é, "pequenos espetáculos teatrais" para toda a família, "que ativam de forma terna, imaginativa e divertida os nossos museus e as suas coleções".

O Museu e as Bibliotecas do Porto – e todas as instituições museológicas da cidade – abrem-se ao público para dar a conhecer o seu património vivo

Por seu lado, o Reservatório propõe um "roteiro autónomo com propostas de atividades para descobrir quatro caminhos num labirinto desde a Pré-História". As pistas encontradas pelo caminho vão desvendar histórias das peças no antigo reservatório de água. Sem guião será também o encontro de gerações do jazz português, promovido pelo Reservatório, com o Carlos Bica Quarteto.

CASA_DO_INFANTE.jpg

Ao longo de todo o dia, os visitantes da Casa do Infante poderão explorar o museu "com olhos de detive" e a "embarcar numa expedição pela sua coleção, a encontrar pistas e a resolver enigmas com o objetivo de descobrir os vestígios e as marcas do tempo" no Monumento Nacional onde terá nascido Henrique, o Navegador.

Haverá ainda espaço para uma visita guiada à antiga Casa da Câmara e à "reconstituição arquitetónica possível" do edifício e do seu interior, ou uma tertúlia sobre o papel dos museus na Educação, no Museu Guerra Junqueiro.

Das estrelas d’Os Lusíadas à epopeia de Abril

As comemorações da efeméride vão estender-se, de resto, a instituições de toda a cidade. Assim, em "As Paredes têm ouvidos", o Museu Militar do Porto recorda-nos o tempo em que o edifício, na Rua do Heroísmo, era utilizada como delegação da PIDE e de como a polícia política do Estado Novo perpetrou ali atropelos "aos direitos civis e humanos", ao longo dos anos.

No Museu dos Transportes e Comunicação, e ainda no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, a Alfândega do Porto presta também homenagem a 21 mulheres portuguesas que se distinguiram no combate pela Liberdade e pelo direito de cidadania.

No ano em que se assinalam 500 anos sobre o nascimento de Luís de Camões, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva convida a vislumbrar o céu pelos olhos do poeta: que ligações existem entre Os Lusíadas e a astronomia da época? Que influência tiveram os fenómenos celestiais (e o conhecimento sobre eles) na pena do autor?

Esta será também uma oportunidade para conhecer o recém-inaugurado Museu do Conflito, que perscruta os segredos por trás do Tribunal da Relação Porto e da história da Justiça na cidade.

amerca_apresentacao_projeto_curated_porto_2024_01.jpg

Por fim, o Museu Nacional Soares dos Reis e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves propõem planos noturnos: em Serralves, um passeio pelo parque para descobrir obras de Dan Graham, Anish Kapoor, Richard Serra ou Maria Nordman; À Noite no Museu, o "Soares dos Reis" dinamiza uma oficina sobre modos de "contar o tempo".

O Dia Internacional dos Museus é celebrado desde 1977 e pretende reforçar e promover o papel destas instituições no desenvolvimento cultural.

Veja aqui toda a programação do Dia Internacional dos Museus na cidade do Porto.