Ambiente

No verão, o Good Food HUBs vai ao Parque da Cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

As faculdades estão de férias, mas a promoção de uma escolha por produtos certificados biológicos mantém-se verão adentro. Nos dias 3, 10 e 24 de agosto (das 12h30 às 14h00), os produtores locais que dão vida ao Good Food HUBs deixam a Asprela e instalam-se no Parque da Cidade. O lema é o de sempre: “Muda a tua alimentação. Transforma o mundo”.

Nestes três dias, a comunidade vai poder encontrar os tremoços, fruta da época e cenouras a sair da hora da Agrinemus, os microvegetais da MicroBotânica, os cogumelhos shiitake frescos e desidratados da ShiiCoração, ou o café – em grão ou cápsulas compostáveis – da startup Kukken Café.

Durante o verão, este mercado biológico pode ser visitado junto à entrada do edifício administrativo do Parque da Cidade, pela Circunvalação.

Nascido em outubro do ano passado, o Good Food HUBs tem como objetivo tornar mais sustentável, saudável, justo e próximo o sistema de alimentação da cidade. Até junho, envolveu nove produtores, realizou 47 mercados e chegou a 1.681 consumidores. Foram vendidos cerca de 1.954 quilos de alimentos biológicos, o que gerou um rendimento superior a sete mil euros para os produtores locais.

Para facilitar a gestão entre consumidores e produtores, já pode ser usada a aplicação Good Food HUBs/Hortee, que permite aos consumidores ver e encomendar os produtos, saber o local, dia e hora dos eventos de entrega e ir buscar/adquirir os produtos, assim como fazer pagamentos online.

Para lá dos mercados, a iniciativa, integrada no macro-projeto Asprela+Sustentável, e financiado pelos EEA Grants, vem organizando workshops, formações, eventos demonstrativos, debates, entre outros, para sensibilizar a comunidade para a alteração de hábitos e comportamentos mais sustentáveis relativos à alimentação.