Ambiente

Novo "parque-laboratório" instalado na Quinta de Salgueiros

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto apresentou, na Escola Básica das Antas, o projeto NBRACER - Nature Based Solutions For Atlantic Regional Climate Resilience - que está a ser implementado na parte oriental da cidade, na Quinta de Salgueiros, em Campanhã.

O NBRACER é uma iniciativa financiada pela União Europeia, que tem como objetivo desenvolver e implementar soluções baseadas na natureza para aumentar a resiliência climática nas regiões atlânticas.

No Porto, o projeto desenvolve-se numa quinta histórica, pretendendo-se ali recuperar florestas clímax, ribeiras e prados, através da implementação de várias soluções de ecologia urbana. Os ensaios ali desenvolvidos poderão ser replicados noutros locais da cidade ou noutras paisagens semelhantes na Europa.

Na abertura do evento, o vice-presidente, Filipe Araújo, fez uma breve apresentação da estratégia ambiental do município e da forma como este projeto se enquadra na mesma, promovendo a adaptação às alterações climáticas e a qualidade de vida das pessoas. Foi feita também a apresentação conceptual do projeto, a caracterização biofísica e socio económica do município. A manhã terminou com uma visita à Quinta de Salgueiros, durante a qual se exploraram in loco os diferentes ecossistemas e espaços da quinta.

jg_porto_regional_workshop_2024_01.jpg

A visita à Quinta de Salgueiros serviu de inspiração para os workshops que se seguiram e que tentaram elencar os maiores problemas da cidade relativos aos impactos das alterações climáticas. Estas discussões procuraram também conhecer as soluções e os desafios inerentes a estes impactos.

Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal do Porto, envolveu as principais partes interessadas na jornada climática da cidade: departamentos e empresas municipais, entidades públicas e privadas e centros de investigação.

A utilização de soluções baseadas na natureza no planeamento da cidade permite melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, amenizar alguns dos efeitos das alterações climáticas e gerir de forma sustentada os recursos naturais.

O NBRACER define uma linha de base e fornece novas soluções para progredir na jornada regional para a resiliência, integrando seis países europeus, oito regiões atlânticas, 29 parceiros, num investimento de 17,4 milhões de euros.