Cultura

Passagem de ano ao vivo e na TV

  • Notícia

    Notícia

A noite de passagem de ano do Porto vai contar com a maior cobertura mediática de sempre. Na Avenida dos Aliados estão a ser montadas as câmaras que irão permitir a transmissão do espetáculo de Pedro Abrunhosa e do fogo-de-artifício para todo o mundo. A RTP é a estação que tem mais meios nos Aliados e, além de diretos a partir do Porto durante toda a noite, transmitirá em diferido todo o concerto durante a madrugada para a RTP Internacional e RTP África, para que chegue a todo o Mundo. A transmissão da televisão pública implicou a instalação de sete câmaras a filmar o espetáculo, além de outras a fazer reportagem. Uma das câmaras estará instalada numa grua, no meio da multidão e duas estarão no palco onde atuará Pedro Abrunhosa, a partir das 23 horas e até, pelo menos, às 2 da manhã.

Também a TVI, a SIC, CMTV e Porto Canal têm meios de transmissão direta no local. Ao todo, estarão envolvidas mais de 40 câmaras de TV, entre estações de TV e a própria organização, que espalhará o sinal por quatro ecrãs nos Aliados para que o espetáculo seja visível para quem se encontre mais afastado do palco.

Pedro Abrunhosa pediu, entretanto, aos seus fãs para produzirem também os seus vídeos, através de telemóvel, e os coloquem nas redes sociais com a hashtag #AbrunhosaAliados, para que depois possa produzir um videoclipe.

Mas também o som será o melhor e mais potente de sempre instalado na Avenida dos Aliados em concertos semelhantes, com a duplicação da capacidade instalada nos concertos de São João e existe ainda a novidade da existência de 60 casas de banho públicas, ao cimo da avenida, mais próximas do palco e na Praça D. João I.

O transito está condicionado e a previsão meteorológica é favorável. A organização espera 100 mil pessoas e montou a maior operação logística de sempre.

Veja o vídeo onde Pedro Abrunhosa explica em que consiste o seu espetáculo.