Desporto

Polaca Maja Chwalinska vence torneio internacional de ténis

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Maja Chwalinska (201.ª WTA) venceu, este domingo, a 25.ª edição do Eupago Porto Open (ITF W75), derrotando, na final, a qualifier Tessah Andrianjafitrimo (599.ª), pelos parciais de 7-5 e 6-1. Depois de duas finais perdidas no Complexo Desportivo do Monte Aventino, a tenista polaca conquistou o sétimo título da carreira e o segundo consecutivo (há uma semana venceu também um W75, em Montpellier (França)).

Apesar da excelente réplica da gaulesa (ex-139.ª), o ténis de Chwalinska impôs-se no court central do Complexo Desportivo do Monte Aventino. "Adoro a cidade e Portugal tem sempre grandes torneios. Quero voltar. Mas também espero estar mais acima no ranking, por isso espero que vocês tenham torneios ainda maiores", afirmou, na final, a tenista polaca, que recebeu das mãos da vereadora do Desporto, Catarina Araújo, o troféu de vencedora.

Na variante de pares, as primeiras cabeças de série do Eupago Porto Open ITF W75, a neerlandesa Arianne Hortono e a indiana Prarthana Thombare, venceram as terceiras favoritas, a norte-americana Anna Rogers e a ucraniana Kateryna Volodko, antiga top 10 WTA e campeã do Australian Open de 2008, com os parciais de 6-3 e 6-4.

gco_porto_open_itf_w75_2024_22.jpg

Já começou o ITF M25

Entretanto, as provas internacionais não param no Monte Aventino. No dia em que foi coroada a nova campeã do Porto Open feminino arrancou mais uma edição do ITF M25, que faz a ligação ao ATP Challenger 125 da próxima semana. A jornada inaugural contou com vitórias de 11 portugueses, que avançaram para a segunda de três rondas do qualifying do torneio.

O ITF M25 decorre até o próximo domingo, dia 28 de julho. Finalmente, de 29 de julho a 4 de agosto, disputa-se o mais aguardado dos três torneios, o ATP Challenger 125, com prémios de jogo a rondar os 150 mil euros (os outros dois vão distribuir pelos melhores classificados, respetivamente, 60 mil e 25 mil euros).

Todas estas provas, integradas no calendário da Federação Internacional de Ténis (ITF), são organizadas pela Associação de Ténis do Porto (ATP) e contam com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis (FPT) e da Câmara Municipal do Porto, através da empresa municipal Ágora.