Ambiente

Porto assume Contrato Climático em encontro internacional sobre a descarbonização das cidades

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_alfandega_porto_generica_2023_3.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Assumindo a missão de liderar pelo exemplo em matéria de ação climática, o Porto apresenta, na próxima terça-feira, a estratégia integrada que vem determinando os passos já dados, assim como o caminho de um futuro neutro em carbono. O Contrato Climático do Porto é partilhado durante a VII Energy and Climate Summit, que acontece no Centro de Congressos da Alfândega sob o tema da “Descarbonização das Cidades”.

O documento inclui a aposta em setores como energia, edifícios, gestão de resíduos e transportes, juntamente com planos de investimento e já foi submetido para avaliação da Comissão Europeia no âmbito da participação portuense na missão das 100 Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima, que consolida a sua liderança a nível nacional e europeu na ação climática.

O momento de apresentação pública será assumido pelo vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, numa sessão que conta com a participação do membro do Conselho da Missão da Comissão Europeia sobre "Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro para o Clima", Paulo Ferrão, e do presidente do conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Filipe Duarte Santos.

Ao longo do dia, a Energy and Climate Summit oferece três painéis de debate sobre “Transição Energética das Cidades”, “Planeamento Urbano e Mobilidade” e “Uma economia mais verde nas Cidades”.

A sessão de abertura da cimeira será assegurada pelo vice-presidente da Câmara e pelo presidente do Fórum da Energia e Clima, Ricardo Campos, enquanto o secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, fará o encerramento do evento.

Organizadas pelo Fórum da Energia e Clima, as Energy and Climate Summit são conferências internacionais que “procuraram trazer aos países de Língua Portuguesa o conhecimento da ciência, os melhores exemplos e práticas dos que tomaram já a dianteira nesta transformação”.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.