Educação

Porto de Palavras interage com as crianças e ajuda-as a terem sucesso escolar

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Através do projeto municipal Porto de Palavras, a iniciativa Palavras em Sons promoveu duas iniciativas didáticas junto dos alunos da Escola Básica da Constituição.

Neste contexto, as atividades "Corrida de Palavras (Brinca e Lê)" e "Caça à Sílaba" permitiram às crianças da escola portuense aprimorar as suas competências de linguagem e fala.

O vereador da Educação, Fernando Paulo, explicou que "o Município do Porto iniciou, neste ano letivo, a implementação do programa 'Porto de Palavras', em linha com a Política Municipal de Educação, com os princípios das Cidades Educadoras e da Cidade Amiga das Crianças, com o Plano Nacional de Leitura 2027 e com o objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4: Educação de Qualidade".

Para o autarca, esta é uma forma de "sustentar o direito das crianças e jovens a aprendizagens de qualidade e ao sucesso escolar".

As atividades foram realizadas com recurso a materiais desenvolvidos pela equipa técnica do Município e materiais adquiridos no âmbito do projeto, nomeadamente o kit pedagógico Brinca e Lê e a plataforma Porto de Palavras.

Inserida no projeto municipal Porto de Palavras, a iniciativa Palavras em Sons tem como objetivo primordial a promoção de competências de linguagem e fala na base dos mecanismos de aprendizagem da leitura e da escrita.

Este projeto está a ser implementado na Educação Pré-Escolar e no 1.º ano do Ensino Básico em 27 escolas, permitindo a realização de atividades semanais em contexto sala de aula.