Mobilidade

Porto incluído no lote de cidades finalistas do prémio europeu Access City 2022

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_sunset_networking_03.jpg

Miguel Nogueira

Galardão que reconhece os esforços para as cidades se tornarem livres de barreiras e acessíveis às pessoas com deficiência será entregue no dia 3 de dezembro.

O Porto integra o restrito lote de cidades pré-selecionadas para o prémio Access City Award 2022, anunciou nesta segunda-feira a Comissão Europeia. Para além da Invicta, outras cinco cidades europeias estão na corrida a este galardão que distingue os esforços para eliminar barreiras e tornar o espaço público acessível às pessoas com deficiência.

Este ano, concorreram 40 localidades ou regiões urbanas com mais de 50 mil habitantes, e os vencedores da 12.ª edição do prémio serão anunciados em 3 de dezembro. O Porto faz parte do lote de finalistas, juntamente com Barcelona (Espanha), Helsínquia (Finlândia), Lovaina (Bélgica), Luxemburgo (Luxemburgo) e Palma (Maiorca, Espanha), enumera a agência Lusa.

As cidades vencedoras demonstrarão as melhores formas de facilitar o acesso das pessoas com deficiência aos espaços públicos e privados, incluindo habitação, locais de trabalho, transportes públicos, parques infantis e tecnologias de informação e comunicação.

Nesta edição, e no âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, será ainda atribuída uma menção especial à cidade que mais fez para tornar as suas estações acessíveis às pessoas com deficiência.

O prémio Access City Award reconhece e distingue a vontade, a capacidade e os esforços de uma cidade para se tornar mais acessível e ainda para garantir a igualdade de acesso aos direitos fundamentais, melhorar a qualidade de vida da população e assegurar que todos os seus cidadãos, independentemente da idade, grau de mobilidade ou faculdades, tenham o mesmo acesso a todos os recursos e atividades de lazer disponíveis.

No âmbito do Plano de Promoção de Acessibilidade para Todos (PPAT) da cidade do Porto – Sistema de Itinerários Acessíveis, desenhado pelo Município em 2017, tem vindo a ser realizada uma série de intervenções que incluem rebaixamento e beneficiação de passadeiras, colocação de pisos tácteis e alargamento de passeios.