Educação

Porto leva "Aconchego" ao Brasil

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Durante o XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que teve lugar em Curitiba, no Brasil, o vereador da Educação e da Coesão Social, Fernando Paulo, apresentou o programa municipal “Aconchego: Partilhar Casa e Companhia”. Foram vários os congressistas, de entre cerca de 400 participantes de 136 cidades e 12 países, que mostraram interesse em replicar o conceito.

Assente numa lógica intergeracional, o "Aconchego" visa responder às necessidades de duas faixas etárias distintas: o acolhimento de estudantes do ensino superior e o combate à solidão e/ou isolamento da população idosa.

Como referiu Fernando Paulo, em Curitiba, "os idosos retribuem a companhia com alojamento e os estudantes retribuem o alojamento com companhia".

O vereador destacou, ainda, o caráter inovador do programa que promove a educação para os valores da vida em sociedade, para os direitos e liberdades fundamentais e para a convivência democrática, solidária e de mútuo respeito, possibilitando "um verdadeiro intercâmbio de suporte entre as gerações, em que se verifica uma vertente educativa mútua e promotora de sociedades inclusivas que contribui para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas".

A experiência do programa vai para além da mera partilha de uma casa, tendo-se mostrado importante na promoção da afetividade, do respeito e da troca de experiências vivenciais, numa lógica e práxis de solidariedade entre duas gerações.

Sob o lema "Quem estuda tem casa. Quem tem casa tem companhia", o "Aconchego" já abrangeu, desde o seu lançamento, em 2004, 279 seniores e 279 estudantes. No presente ano letivo, o programa tem dez processos ativos, estando integrados dez estudantes e dez seniores.

A análise dos dados obtidos revela o sucesso da iniciativa, sendo que, inclusive, a Câmara do Porto já registou a marca. O programa responde, eficazmente, à diminuição do sentimento de solidão e/ou isolamento social dos seniores, contribui para ajudar a solucionar a questão do alojamento dos estudantes do ensino superior, promove a solidariedade intergeracional e gera um impacto positivo na família alargada de ambos os participantes.

O Congresso Internacional das Cidades Educadoras decorreu, este ano, sob o tema "Sustentabilidade, Inovação e Inclusão na Cidade Educadora: transformando o presente".