Economia

Porto Summer Academy leva estudantes a conhecer de perto as empresas da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Na sequência da participação na 4.ª edição da Porto Summer Academy, iniciativa promovida pelo Município em parceria com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, os estudantes tiveram oportunidade de visitar, na semana passada, várias empresas da cidade. O programa foi encerrado com chave de ouro num Get Together, no qual participou o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente.

Entre os dias 2 e 6 de setembro, a Porto Summer Academy permitiu que 94 estudantes do ensino superior e finalistas do ensino secundário mantivessem contacto direto com o tecido empresarial da cidade.

A experiência fez com que os jovens mergulhassem em múltiplas atividades, como é o caso dos Meeting Points, que os levaram a visitar diferentes empresas e instituições onde, daqui a uns anos, poderão construir uma carreira profissional.

Numa das visitas, os estudantes estiveram no edifício dos Paços do Concelho, onde ficaram a conhecer o local e de que forma funciona a estrutura da Câmara do Porto, tendo feito diversas questões sobre a mesma.

Ao longo da semana, os jovens foram ainda convidados a integrar conversas informais e individuais, que lhes permitiram compreender melhor o mundo do trabalho.

Para terminar da melhor forma, a sessão de encerramento da Porto Summer Academy, um Get Together, promoveu uma oportunidade de interação e aproximação entre todos os elementos envolvidos na iniciativa. O momento de convívio culminou com a atuação da banda corporativa da empresa Critical Manufacturing.

Edição de 2024 contou com novidade

Embora inicialmente tenha sido pensada apenas para estudantes do ensino superior, nesta edição, a Porto Summer Academy também se abriu a alunos que concluíram o ensino secundário no ano letivo 2023/2024.

Na sua quarta edição, a Porto Summer Academy contou com a colaboração de 21 instituições de ensino e associações de estudantes do ensino superior.

Os estudantes elegíveis vieram de diferentes instituições de ensino, com destaque para a Universidade do Porto. Mais de 50 áreas de formação foram representadas no perfil dos participantes, com predominância para estudantes das áreas de Ciências Sociais e do Comportamento Engenharia, Ciências Empresariais e Saúde.

Em 2024, 44 empresas integraram a iniciativa, entre as quais a CUF, a Efacec, a Natixis, a Parfois, a Sonae ou a STCP.