Urbanismo

Primeira edição do "Porto de Arquitetura" terminou com visita à Universidade Lusíada

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Centenas de pessoas participaram na primeira edição do "Porto de Arquitetura", evento desenvolvido pelo Município do Porto e pela Casa da Arquitectura e que chegou, no passado fim de semana, ao fim com a visita à Universidade Lusíada. Entre fevereiro e julho, oito edifícios da cidade, representativos da mais recente arquitetura contemporânea, tiveram visitas gratuitas e abertas ao público mediante inscrição prévia.

No passado sábado, a visita decorreu à Universidade Lusíada e, como em todas as outras, teve a participação do arquiteto responsável pelo projeto, José Mendes Godinho, e de alguns elementos do grupo docente que acompanharam a visita e a conversa, como os arquitetos João Rapagão, Davide Malheiro e José Felgueiras.

DR_porto_de_arquitectura_universidade_lusiada_2024_36.jpg

O vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, também esteve presente nesta visita, bem como em todas as outras desta primeira edição do “Porto de Arquitetura”. Na Universidade Lusíada manifestou o agrado pelo sucesso desta iniciativa e anunciou a vontade e expetativa de desenvolver uma segunda edição.

Para além da visita decorreu também uma conversa, desta vez subordinada ao tema "A Universidade e as novas dinâmicas urbanas#, contando com as participações do diretor dos Serviços Académicos do Centro Universitário Lusíada Norte, Francisco Castelo Branco, da arquiteta e professora associada da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), do administrador no Instituto Politécnico do Porto (IPP), Paulo Ferraz, e do arquiteto José Mendes Godinho, responsável pelo projeto das novas instalações da Universidade Lusíada, construídas na Rua de Moçambique, em Aldoar. O debate foi moderado pela arquiteta Fátima Fernandes.

DR_porto_de_arquitectura_universidade_lusiada_2024_42.jpg