Sociedade

Programa Capacita.TE encerrou edição de 2022 com regresso marcado para 2023

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_forum_competencias_digitais.jpg

Filipa Brito

Chegou ao fim a 8.ª edição do programa Capacita.TE 2022 – Plano Local de Capacitação de Jovens e Dirigentes Associativos Juvenis, promovido pelo Município do Porto e que decorreu desde o início de outubro até ao passado dia 10 de dezembro. Realizado em formato híbrido, este programa tem como principal objetivo reforçar as competências dos jovens e reforçar a sua participação cívica, através do associativismo juvenil.

Na sua 8.ª edição, o programa foi pensado em formato híbrido, procurando torná-lo mais flexível e acessível aos jovens da cidade e alicerçado em dois dos pilares da Estratégia da Juventude do Porto 4.0 – “Aprendizagens de Qualidade” e “Participação Jovem”.

Na agenda deste programa municipal foram contemplados vários momentos de formação e capacitação, que encerrou a edição de 2022 no passado dia 10 de dezembro, tendo contado com cerca de 80 participantes, entre dirigentes de associações juvenis e de associações de estudantes, tanto do ensino secundário como do ensino superior, e jovens em geral com interesse nas temáticas abordadas.

A vereadora da Juventude, Catarina Araújo, afirma que “esta iniciativa foi criada com o propósito de apoiar os jovens e dirigentes associativos para que estes se sintam cada vez mais preparados para responderem às exigências, aos desafios e às necessidades do trabalho associativo, facilitando a aprendizagem de competências de cariz operacional e de trabalho em rede.”

Na edição deste ano constaram dois programas que decorreram em paralelo: o “Programa de Aceleração de Projetos Juvenis”, pensado para dirigentes de associações juvenis com mais de dois anos de existência, visou estimular o crescimento rápido das associações juvenis, apoiando-as na criação de novas candidaturas e de novos projetos. Já o “Programa de Acompanhamento para Novas Associações”, pensado para associações juvenis novas e em início de atividade, teve como finalidade combater as dificuldades iniciais das associações juvenis mais recentemente constituídas e/ou em processo de estagnação na sua atividade corrente.

As sessões incluíram formação em áreas como: “Saúde Mental e Gestão de Equipas”, “Fontes de Financiamento e Elaboração de Candidaturas”, “Desenho de Projeto” e “Marketing Associativo e Ferramentas Digitais”.

O plano de formação do Capacita.TE foi construído a partir de um processo de auscultação dos representantes das associações juvenis da cidade, procurando ser um programa pensado por jovens e para jovens, e visa contribuir para aumentar a taxa de sucesso destas associações, almejando a revitalização do riquíssimo ecossistema associativo juvenil do Porto que conta com mais de 120 associações juvenis ativas.

Em 2023, o Município do Porto irá dar continuidade a este programa, cujo início está planeado para o segundo trimestre do ano, prevendo-se a manutenção da metodologia participativa dos representantes das associações juvenis da cidade, no âmbito da co-definição das áreas prioritárias a desenvolver, numa visão partilhada e que responda às expectativas e reais necessidades destes jovens. Robustecer as parcerias existentes, através da manutenção e expansão das mesmas, será igualmente uma aposta da 9.ª edição deste programa municipal.

O programa Capacita.TE é um projeto do Município do Porto, em parceria com a Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto e o apoio da Federação Académica do Porto.