Urbanismo

Requalificação da "Alexandre Herculano" vai ficar concluída com os trabalhos no exterior da escola

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_visita_guiada_escola_alexandre_herculano_2023_34.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Inaugurada após uma profunda intervenção de requalificação e modernização, a Escola Secundária Alexandre Herculano vai, agora, receber os retoques finais, com os últimos arranjos exteriores e a construção da cobertura do campo de jogos. A empreitada já saiu em concurso público na passada sexta-feira, dia 17.

Após a execução do projeto recuperado de 2010, dos arquitetos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez, já vencedora, este ano, de três prémios nacionais (SIL do Imobiliário e PNRU, em duas categorias distintas), ficou por terminar a zona exterior da "Alexandre Herculano".

A cobertura do campo de jogos, inteiramente metálica, foi desenhada de forma abranger toda a área do antigo campo da escola secundária, minimizando os efeitos que tal construção possa impor à perceção global do edifício, originalmente projetado pelo arquiteto Marques da Silva.

Prazo de execução é de um ano

Está igualmente previsto a implantação de um campo de andebol, que servirá também como recinto (dois) para a prática do basquetebol, com tabelas amovíveis.

Já a envolvente exterior baseia-se na proposta arquitetónica do edifício central e à sua condição de espaço escolar. Desta forma, o projeto procurou integrar as valências de desporto e privilegiar um conjunto de espaços de convivência e passeio, com mobiliário e vegetação adequados.

Com um prazo de execução de 365 dias, o preço base do procedimento é de 1,8 milhões de euros e as propostas devem ser submetidas até dia 16 de junho de 2024, em formato eletrónico, na plataforma www.acingov.pt, onde podem ser consultadas as peças do concurso.