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Torre dos Clérigos apresenta-se rejuvenescida e com (mais) pronúncia do Norte

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No ano em que se celebra o décimo aniversário da renovação integral dos Clérigos, a qual permitiu ter o edifício como o conhecemos hoje, com novas valências e um espaço mais acolhedor para os visitantes, a Torre dos Clérigos apresenta a sua nova identidade. O dia de apresentação, que decorreu esta quinta-feira, contou com uma cerimónia institucional na Igreja, durante a tarde, e um espetáculo noturno de vídeo mapping e lasers acompanhado pelo DJ Padre Guilherme.

A Torre dos Clérigos, conjunto arquitetónico que é o ícone da cidade, entra numa nova fase da sua existência, através de uma nova marca, que inclui um logótipo mais arrojado, dinâmico e inspirado na sua ligação à cidade e às pessoas do Porto. A Irmandade dos Clérigos, proprietária do monumento criado por Nicolau Nasoni no Século XVIII, apresentou, assim, a sua interpretação da imagem para o século XXI.

A cerimónia institucional contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, da vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, da Educação e Coesão Social, Fernando Paulo, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha, do presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, entre outros.

O evento incluiu a assinatura de um protocolo de cooperação com a CCDR-N para a "Conservação, Restauro e Valorização da Igreja e da Torre dos Clérigos" e ainda a inauguração de um mural, elaborado por Marta Vilarinho de Freitas, com dez frases de dez personalidades que contribuíram para a consolidação da Torre dos Clérigos enquanto monumento de referência da cidade.

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Para o Padre Manuel Fernando, presidente da Irmandade dos Clérigos, "a universalidade e transversalidade da nova imagem para todas as gerações é uma grande conquista. Queremos que a Torre dos Clérigos seja, cada vez mais, percecionada enquanto um espaço que está ao acesso de todos, todos, todos".

Já para António Tavares, diretor executivo da Torre dos Clérigos, "a decisão de realizar este 'rebranding' foi motivada pela necessidade de refletir sobre a evolução e a modernização que a Torre dos Clérigos tem vivido nos últimos anos, especialmente após a significativa reabilitação completada precisamente há uma década". Sobre a nova imagem, acrescenta, "as 77 circunferências representam o palpitar do coração, que, por sua vez, pretende refletir a vida. A vida dos que cá trabalham, dos que nos visitam e dos que vivem na cidade. Esta nova imagem reflete uma Torre com pronúncia do Norte".

No espírito de união dos Clérigos à cidade, a Irmandade dos Clérigos promoveu ainda um grandioso espetáculo noturno de vídeo mapping e lasers, criado pelo parceiro do atelier criativo O CUBO, acompanhado por um set de músicas do DJ Padre Guilherme.

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