Cultura

Tudo pronto para a exibição de edições raras de "Os Lusíadas"

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Inserido nas comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, a Câmara Municipal do Porto vai exibir, nos Paços do Concelho, de 24 a 27, edições raras de "Os Lusíadas". Trata-se de três históricos exemplares, que chegaram, esta segunda-feira, vindos do Ateneu Comercial do Porto e da Biblioteca Pública Municipal.

Chegaram devidamente acomodados, com as técnicas da Divisão Municipal de Bibliotecas a cumprirem todas as regras e procedimentos para este tipo de deslocações. Um deles é pertença do Ateneu Comercial e foi adquirido em 1904. Atualmente, existem 34 exemplares da primeira edição de "Os Lusíadas", distribuídos em três continentes por bibliotecas públicas, privadas e coleções particulares.

Segundo a ata de 3 de fevereiro de 1904 da centenária instituição portuense, a obra de Luís Vaz de Camões terá custado, à data da sua aquisição, "170 mil réis". Impresso pela primeira vez em 1572, em Lisboa, "Os Lusíadas" é uma das muitas raridades que fazem parte do espólio do Ateneu.

Os outros dois exemplares em exibição são pertença da Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP). Um é datado de 1817 e pertenceu ao bispo do Porto, D. João de Magalhães e Avelar. Foi impresso em Paris, na Officina Typographica, de Firmin Didot.

O segundo é uma edição crítica, comemorativa do terceiro centenário da morte do poeta, publicada, no Porto, por Emílio Biel. Foi impresso em Leipzig (Alemanha), pela Typographia Giesecke & Devrient, em 1880. Trata-se de uma oferta à Câmara Municipal do Porto, exemplar número 11, da tiragem especial de 12 cópias em pergaminho.

A exibição das edições históricas de "Os Lusíadas" decorrerá de 24 a 27, das 9h às 17 horas, nos Paços do Concelho, tendo os visitantes a oportunidade de ficar também a conhecer melhor alguns salões (das Sessões e D. Maria). A entrada é livre.

Camões e o Porto

Esta iniciativa é complementada por um projeto de Gonçalo M. Tavares que envolve a população da cidade. O projeto "Camões na Cidade do Porto", da autoria do escritor e coorganizado pelo Município do Porto, prevê a filmagem de leituras de "Os Lusíadas", por vezes em atos performativos, tendo como cenário vários espaços interiores e exteriores da cidade.

Cidadãos anónimos do Porto, entre os 7 e os 87 anos de idade, vão ser convidados a ler uma das 1102 estrofes do poema épico de Camões. Isto significa que 1102 pessoas serão filmadas e os vídeos com as suas leituras ficarão, depois, disponíveis em QR Codes em vários pontos da cidade.

Com estas duas iniciativas, o Município pretende colocar a cidade do Porto no centro das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, que se pensa ter ocorrido a 23 de janeiro de 1524, celebrando o génio do poeta renascentista português, bem como propor um novo olhar sobre a sua opus magnum e promover a sua projeção no tempo futuro.