Turismo

Turismo criativo do Porto viaja até ao Brasil

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Da economia e da criatividade local para o mundo, o Curated Porto já chegou ao Brasil. Iniciativa municipal que visa promover negócios de artesãos com atividade na cidade e que engloba diversas formas de arte, desde cerâmica e pintura até joalharia e têxteis, foi apresentado na “Semana de Portugal”, em São Paulo.

“O nosso objetivo é estimular a economia local e fixar as indústrias criativas locais, mas, também, promover internacionalmente estes negócios”, afirma a vereadora do Turismo e Internacionalização.

Catarina Santos Cunha lembra que o Município “tem vindo a apostar na fidelização do mercado brasileiro e a presença do Curated Porto em São Paulo é um convite aos brasileiros, e a todos os outros, para virem conhecer a vasta e relevante produção criativa da cidade e a explorar diferentes lugares, que os oito quarteirões turísticos têm vindo a revelar”.

DR_exposicao_portugal_curated_porto_2024_05.jpg

Nesta primeira edição, o projeto é feito de 13 projetos de artistas e novos criativos que se destacam pela inovação, criatividade, sustentabilidade e diversidade cultural. Estes exemplos de turismo criativo e desenvolvimento local foram selecionados pelo impacto real na valorização do território e na atração turística.

Focado na comunidade, o Curated Porto é direcionado tanto para artistas e empreendedores culturais, como para os residentes e visitantes da cidade.

Nas palavras da vereadora, “o sucesso desta edição demonstra o potencial do projeto, não só porque destaca a cidade como um destino criativo, sustentável e contemporâneo, mas, também, porque fortalece a colaboração entre artistas, artesãos, agentes culturais e o Município, demonstrando o carácter vibrante do Porto”.

DR_exposicao_portugal_curated_porto_2024_08.jpg

Além disso, acrescenta Catarina Santos Silva, “evidencia o compromisso com a preservação do património imaterial”.

Está já a ser trabalhada a segunda edição do Curated Porto com a expansão da rede de colaboração com novos criativos, de forma a promover vínculos culturais significativos com outros países e afirmar o Porto como polo de inovação e criatividade.