Cultura

"Um Objeto e Seus Discursos" mergulha na PiSCiNA pública mais antiga da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_comercio_rua_santa_catarina_01.jpg

O programa municipal "Um Objeto e Seus Discursos" regressa, no dia 15 de junho, pelas 18 horas, com uma sessão na PiSCiNA – Projeto Artístico da Secção Cultural de Artes Performativas do Sport Club do Porto.

"Um Objeto e Seus Discursos" propõe o contacto com objetos que, pela sua história, se tornaram referências, mas também com lugares, obras de arte, documentos históricos ou arquiteturas da cidade. Desta vez, o programa municipal mergulha na PiSCiNA – Projeto Artístico da Secção Cultural de Artes Performativas do Sport Club do Porto, que se situa na Rua de Santa Catarina.

O projeto A PiSCiNA está ligado a um clube desportivo centenário e com grande tradição, sendo que tem tido um papel muito ativo na dinâmica cultural da cidade.

A sessão deste sábado vai ter como convidados Lea Siebrecht e Luís Aguiar Branco, contando ainda com a moderação de Paulo Barros Vale, presidente do Sport Club do Porto.

Mergulhos dão lugar a espetáculos

Esta é uma oportunidade para o público em geral saber mais sobre o discreto número 132 da Rua de Santa Catarina, uma vez que, no segundo andar deste edifício, estava sediada a piscina pública mais antiga da cidade.

A piscina foi instalada no edifício pelo centenário Sport Clube do Porto, criado em 1904, a partir de uma cisão de sócios de um clube rival.

No entanto, a piscina acabou por perder a sua função como tal. Após vários anos num estado de quase abandono, o espaço ganhou nova vida, passando a assumir-se como um dos polos culturais mais vivos da cidade, graças ao projeto artístico da secção cultural de artes performativas do Sport Club do Porto – A PiSCiNA. Onde outrora se nadava, agora dança-se.

Atualmente, os mergulhos de cabeça fazem-se em representações teatrais, workshops e manifestações artísticas de natureza variada, num espaço que faz questionar todas as perceções de sala de espetáculos.

Dez anos de histórias

O programa "Um Objeto e Seus Discursos" foi criado em 2014 pela Câmara Municipal do Porto, tendo celebrado dez anos recentemente.

Em debate já esteve, por exemplo, o violoncelo de Guilhermina Suggia, um espartilho do século XIX, o célebre coração de D. Pedro IV, a Muralha Fernandina, mas também o balão de S. João ou a Taça dos Campeões Europeus, conquistada pelo FC Porto em 1987.