Sociedade

Urbanismo, Turismo ou Economia destacam posição do Porto no país e no mundo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_ribeira_rankporto.jpg

Miguel Nogueira

Divulgado pelo segundo ano consecutivo, o RankPorto reconhece os principais índices que destacam a cidade tanto a nível nacional como internacional. Documento disponibilizado pelo Município mostra como, em 2022, o Porto se diferenciou em áreas como o Urbanismo, o Turismo e a Economia, mas também com projetos e reconhecimentos importantes em matéria de Ambiente, Educação e Qualidade de Vida.

Depois de um primeiro relatório, disponibilizado em 2022, a Câmara do Porto classificou novas áreas de intervenção, adicionou rankings e atualizou o posicionamento da cidade, comparando-a com municípios internacionais semelhantes do ponto de vista demográfico, económico e estratégico.

O objetivo é contribuir para a compreensão do desempenho do Porto em diferentes campos de intervenção, possibilitando oportunidades de melhoria.

A nível económico, o Porto tem sido reconhecido em diversos rankings internacionais nas áreas da atração/captação de investimento estrangeiro, inovação e empreendedorismo, tendo alcançado, inclusivamente, em 2023, a posição cimeira em estratégia de atração de investimento para Cidades e Regiões Europeias do Futuro (fDi Strategy), distinção atribuída pelo Financial Times.

No setor da Mobilidade, o "Melhor Aeroporto de Média Dimensão da Europa" é, pela 15.ª vez, o Francisco Sá Carneiro, apresentando-se como o 7.º melhor da Europa e o 54.º do mundo.

Em matéria de Ambiente, os destaques vão para a administração do ciclo urbano da água e o aprimoramento da sua qualidade que têm valido o reconhecimento com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano”, assim como a atribuição da Bandeira Azul em nove praias da cidade, inclusive a bandeira de "Qualidade de Ouro" da Praia do Homem do Leme.

As renovações de edifícios emblemáticos como o Mercado do Bolhão, o Cinema Batalha, o Palácio dos Correios ou o Museu da Cidade, assim como a construção do Terminal Intermodal de Campanhã, valeram diversos prémios na área do Urbanismo.

Com o seu Centro Histórico como Património Mundial da Unesco há 26 anos, o Porto foi nomeado, em 2022, como um dos melhores destinos culturais da Europa, colocando a cidade ao mesmo nível de destinos procurados e renomados internacionalmente devido ao seu património cultural e histórico, tais como Lisboa, Londres, Roma e Veneza.

De entre as 30 cidades turísticas mais populares da Europa, o Porto foi, ainda, recentemente reconhecido para a melhor para explorar a pé e viu a sua gastronomia, cultura e atividades noturnas, assim como a vida em comunidade a ser destacadas pela revista Time Out.

Também a revista Monocle classificou o Porto como a 10.ª Melhor Cidade Pequena em termos de qualidade de vida, considerando as "oportunidades de negócio", "hospitalidade" e a "acessibilidade" como fatores atrativos, e os Food and Travel Awards distinguiram a Invicta como "Cidade do Ano", ultrapassando ultrapassar cidades como Barcelona, Edimburgo, Londres, Melbourne, Nova Iorque, Paris, Vancouver e Viena.

O prestígio e atratividade da cidade ficam, ainda, confirmados pelos resultados alcançados no EF English Proficiency Index, que considera o nível de proficiência de Inglês como língua não nativa dos portuenses acima de quem mora em Berlim, Bruxelas ou Zurique.

Em matéria de Educação, destaque para a Porto Business School entre as melhores escolhas de negócios da Europa, os melhores MBA da Europa Ocidental e as melhores pós-graduações em Gestão Turística e Hoteleira do mundo; mas também para o mestrado em Finanças da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, no top 50 do Financial Times.

O RankPorto pode ser consultado na íntegra na página de Estudos Estratégicos do Município.