Sociedade

Voluntariado jovem na cidade está vivo e merece distinção

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Entre os dias 15 e 18 de julho, decorreu o segundo bootcamp de Voluntariado Jovem, no qual 18 participantes, com idades entre os 14 e os 18 anos, ingressaram em atividades em diferentes instituições da cidade. Uma das mais apreciadas decorreu no Pony Club do Porto, onde os jovens ajudaram a limpar as cavalariças. A experiência terminou com a entrega dos diplomas de participação pela mão do vereador da Coesão Social, Fernando Paulo.

Foram quatro dias de autoconhecimento e ajuda ao próximo. Um grupo de 18 jovens arregaçou as mangas e dirigiu-se a instituições da cidade que estavam a precisar de uma ajuda para continuar o seu bom trabalho. As ações de voluntariado estenderam-se ao Porto Innovation Hub, ao Hospital das Forças Armadas, à Fundação AMI, ao Centro Social Paroquial do Amial e ao Pony Club do Porto, onde os participantes se mostraram muito à vontade no contacto com os animais.

O voluntariado dá-nos o prazer de sermos úteis

Depois de uma semana repleta de aventuras e novas aprendizagens, os jovens terminaram a experiência com uma visita aos Paços do Concelho, onde o vereador da Coesão Social lhes atribuiu diplomas de participação.

"A mensagem que eu tenho para vos dizer é esta: Nós temos que ir encontrando o sentido e o significado da vida. Todos nós, independentemente da idade, da fase em que nos encontramos, nos momentos piores ou melhores, queremos ser felizes. E, às vezes, nem sempre temos esse sentimento de prazer. Muitas vezes, os momentos que nos dão uma nova energia para encarar a vida são encontrados na relação com os outros", salientou Fernando Paulo, ao explicar aos jovens o benefício de se fazer voluntariado ao longo de todo a vida.

O autarca frisou que "o voluntariado dá-nos o prazer de sermos úteis e ajuda-nos a sermos melhores pessoas", notando que "é na socialização e no convívio que também se fazem novas amizades".

Foram os dias mais incríveis da minha vida

Os resultados estão à vista. Num vídeo apresentado durante a sessão nos Paços do Concelho, os jovens revelaram tudo o que fizeram ao longo dos quatro dias, mostrando-se motivados com as atividades em que foram inseridos.

"Foram os dias mais incríveis da minha vida", admitiu Vítor, um dos jovens que participou no bootcamp, agradecendo ainda à Câmara do Porto pela oportunidade.

Aquele que foi "um dia em cheio", terminou com uma visita pelos Paços do Concelho, onde os jovens ficaram a conhecer melhor o edifício.

A iniciativa, integrada na Ação 3 – Programa de Educação para o Voluntariado da Operação Integrada Voluntariado Inclusivo e Educação para o Voluntariado no âmbito da candidatura do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, permitiu aos jovens vivenciarem uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e social, através do auto e do hétero-conhecimento.

Os jovens que participaram nas atividades integram o Centro Juvenil de Campanhã, a Obra de Nossa Senhora das Candeias - Núcleo Familiar de Nossa Senhora da Apresentação, o Centro António Cândido e o Colégio Júlio Dinis.