Sociedade

4.ª edição do Programa Mentoria chega ao fim com sete projetos sociais inovadores

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Chegou ao fim a quarta edição do Programa de Mentoria a projetos de inovação social. No contexto do Laboratório de Inovação Social, o CIS Porto tem vindo a disponibilizar um conjunto de ações e serviços de apoio ao empreendedorismo social, do qual o Programa de Mentoria é só um exemplo. Nesta edição participaram sete projetos socialmente inovadores.

O "ArkiPlay" estimula a capacidade das crianças para explorar a arquitetura como ferramenta de transformação dos espaços públicos e privados que habitam, melhorando o seu dia-a-dia e incluindo-as nos processos de desenho dos espaços. Já o "CAIS Recicla" trabalha o desenvolvimento de competências pessoais e sociais em pessoas em situação de sem-abrigo, de forma a promover a sua integração profissional, através de uma oficina de aproveitamento e reciclagem de materiais.

Um outro projeto – Grupos de Vida Social Apoiada – contribui para a inclusão social, autonomia e desenvolvimento de competências sociais das pessoas com deficiência, através da criação de "grupos de amigos", compostos por pessoas com e sem deficiência, com interesses partilhados. Por outro lado, o "Mestres da Obra" contribui para a melhoria da saúde mental e da qualidade de vida dos operários da construção civil, através da criação de ateliês de artes nos estaleiros de obras.

O "Pony Club do Porto" coloca a equitação terapêutica ao dispor das pessoas com deficiência, capitalizando os benefícios da prática equestre para auxiliar no desenvolvimento de competências (motoras, cognitivas e comportamentais) deste público. "Roupa Lavada, Vidas Restauradas", desenvolvido pela Associação Betel Porto, pretende criar uma lavandaria industrial como veículo de reabilitação física, psicológica e social de pessoas com dependências e em situação de sem abrigo.

Por fim, "Viver mais Cultura", desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia do Porto, pretende levar as pessoas em situação de sem abrigo aos espaços culturais da cidade, de modo a contribuir para a sua inclusão social e combater o estigma associado a este público.

13 mentores para ajudar

Os mentores que acompanharam estes projetos são profissionais experientes que colocam os seus conhecimentos e vontade de contribuir ao serviço destes projetos sociais. O CIS Porto conta, atualmente, com uma bolsa de 13 mentores, das mais diversas áreas e associados a várias entidades: Banco Europeu de Investimento, Bracing Advisors, Cruz Vermelha Portuguesa, Digitagy, Domus Social, Fundação Manuel António da Mota, iConsulting Group, Instituto Politécnico do Porto, Macro Consulting, Magna Consultores, Smart Value e Vencer Autismo.

Para além do acompanhamento dos mentores durante seis meses, os projetos participantes têm acesso a um Plano de Desenvolvimento do Projeto, desenhado pela equipa do CIS Porto, reuniões periódicas entre projetos, um programa completo de capacitação e acesso privilegiado à bolsa de consultores do CIS Porto.

"Durante o processo de mentoria compreendemos e caracterizamos melhor o problema que estamos a trabalhar, definimos uma hierarquia clara de stakeholders/parceiros vital para o nosso processo, chegámos à diferenciação da nossa proposta de valor e à sua essência inovadora, e pudemos contactar e interessar financiadores sociais na nossa proposta de valor”, reconheceu um dos participantes no programa, acrescentando: "Temos muito trabalho pela frente, mas estamos fortalecidos e mais capacitados, sem dúvida alguma".

A próxima edição está prevista para outubro de 2023. Para receber informação sobre esta e outras oportunidades do CIS Porto, subscreva a mailing list.