Cultura

Quintas de Leitura deu asas às palavras de Eugénio de Andrade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Um dos momentos mais aguardados da programação desta semana da Feira do Livro chegou, esta quinta-feira, com uma sessão especial das "Quintas de Leitura". Por uma noite saiu do seu espaço habitual, o Teatro do Campo Alegre, para o auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com lotação esgotada.

"Nos teus dedos nasceram horizontes", verso de Eugénio de Andrade, o "poeta da luz" homenageado na edição deste ano da Feira do Livro, iluminou o serão poético. Ana Zanatti, António Durães, Francisca Bartilotti e Emília Silvestre declamaram a palavra cristalina de Eugénio de Andrade, partindo de uma seleção de poemas com curadoria de João Gesta, "alma mater" das Quintas de Leitura, e Andreia C. Faria. O introito ficou a cargo de Pedro Mexia.

amerca_FDL_dia_5_2024_14.jpg

O evento contou ainda com as prestações musicais de Ianina Khmelik, Madalena Palmeirim, John D’ Brava e Lavoisier, e o transformismo de Agatha Top.

Milhanas: um talento revelação na Concha Acústica

"A música é assim: pergunta,/insiste na demorada interrogação/– sobre o amor?, o mundo?, a vida?". Eugénio questiona-se e, na Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal, já vários procuraram responder. Ontem foi a vez de Milhanas, cantora e compositora que encontra na poesia um ponto de partida para a música, assumir o protagonismo do ciclo "É a música, este romper do escuro".

O público presente teve oportunidade de ouvir, gratuitamente, um dos mais aclamados nomes emergentes do panorama musical português.

amerca_FDL_dia_5_2024_13.jpg

A entrar no seu último fim de semana, a 11.ª Feira do Livro do Porto ainda tem muito para oferecer a miúdos e graúdos, com propostas – literárias e programáticas – para todos os gostos e feitios. Sábado e domingo está de portas abertas a partir das 11 horas. Toda a programação pode ser consultada na página do evento.