Sociedade

Porto discute inteligência artificial nos sistemas de saúde em simpósio da Organização Mundial de Saúde

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_i3S_23.jpg

Filipa Brito

Os avanços tecnológicos da inteligência artificial e o seu impacto nos sistemas de saúde são um dos pontos de partida para a realização do simpósio da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Porto. Sob o tema “O futuro dos Sistemas Digitais de Saúde na Europa”, o evento acontece nos dias 5 e 6 de setembro.

Centenas de representantes governamentais, académicos, profissionais de saúde e organizações de todos os Estados-membro da OMS juntam-se para delinear ações a propósito do Plano de Ação Regional de Saúde Digital para a Europa 2023-2030.

“Os avanços recentes na inteligência artificial na saúde espoletaram o debate público sobre em que extensão é que a tecnologia, e mais especificamente, a inteligência artificial generativa, tem potencial para infringir a privacidade e impactar a saúde das populações”, partilha a Organização Mundial de Saúde.

Ao longo de dois dias, os participantes vão discutir temas como o desbloquear do potencial da saúde digital para combater doenças não transmissíveis, a saúde digital como preparação para responder a pandemias, mas também a eficácia da telesaúde para revolucionar os cuidados de saúde ou o poder das tecnologias emergentes para melhorar a saúde mental.

Durante o evento no Porto, a Organização Mundial de Saúde vai ainda lançar o novo relatório regional: “Aproveitar e ampliar a transformação digital para melhorar a saúde e a resiliência na região europeia”.