Cultura

Abertas as candidaturas à 5.ª edição do programa “Reclamar Tempo”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

ps_campus_pcs.jpg

Pedro Sardinha

As candidaturas à 5.ª edição do programa de pesquisa e investigação do CAMPUS Paulo Cunha e Silva (PCS) decorrem de 28 de agosto até às 17h59 de 20 de setembro. O objetivo final é viabilizar seis projetos de investigação e pesquisa na área das artes performativas, sendo, pelo menos, metade das propostas selecionadas de artistas locais.

Os projetos de investigação escolhidos terão de passar por duas fases: a primeira vai decorrer nos espaços próprios de cada artista, já a segunda, concretizar-se-á no CAMPUS PCS, num período de duas semanas, entre 30 de junho e 13 de julho de 2025, com o acesso aos espaços partilhados entre todos os projetos artísticos.

Durante este segundo período de investigação, a presença no CAMPUS PCS é obrigatória para as propostas selecionadas. Será atribuída e contratualizada, com as pessoas titulares dos projetos de investigação selecionados, uma verba no valor de três mil euros (IVA incluído, se aplicável) por projeto.

Através deste programa pretende-se valorizar o tempo para investigar, solidificar ideias, gerar discurso e pesquisar práticas artísticas nas artes performativas.

Acompanhamento especializado

O intuito do programa é distinto de uma residência artística e não deve ter em vista um projeto final com apresentação pública. Este programa destina-se, assim, a artistas cujas propostas recaiam na área da investigação de um (macro)tema específico em torno do seu trabalho, sobre metodologia ou arquivo, e que possa proporcionar o tempo adequado a essa imersão, potenciando maior sustentabilidade.

Em cada edição, os projetos de investigação poderão ter o acompanhamento e aconselhamento da equipa artística da Direção de Artes Performativas da empresa municipal Ágora e curadoria de Thais de Menezes. A partir deste diálogo, será definida a pertinência da partilha (pública ou não) de cada investigação nas duas semanas de residência no CAMPUS PCS.

Além da Direção Artística do CAMPUS PCS, o júri será constituído por dois artistas da edição anterior do “Reclamar Tempo”: Dori Nigro e Maurícia Barreira Neves.

O programa de pesquisa e investigação “Reclamar Tempo” foi criado em 2020, de modo a incentivar o trabalho de investigação de artistas em contexto de pandemia.

É dirigido a profissionais que residam ou trabalhem em território nacional, nas áreas da dança, teatro, performance, circo contemporâneo, cruzamentos disciplinares, escrita e reflexão nas artes performativas. Todas as informações encontram-se disponíveis online.