Ambiente

Agência Portuguesa do Ambiente levanta interdição a banhos na Praia de Gondarém

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_praia_Porto.jpg

Filipa Brito / Arquivo

A situação que levou à interdição pontual da prática balnear na Praia de Gondarém, no Porto, encontra-se totalmente normalizada. A última avaliação à qualidade da água nesta praia revelou, para todos os parâmetros microbiológicos, a excelência da qualidade da água balnear, situação que levou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a levantar, de imediato, todas as restrições temporariamente impostas.

No dia 4 de julho, os parâmetros de qualidade da água da praia de Gondarém registaram valores acima dos de referência para a prática balnear, ainda que as análises efetuadas nos dias posteriores tivessem já dado mostra de que a situação se encontrava normalizada.

A Águas e Energia do Porto refere que, em conformidade com o procedimento instituído na empresa, foram analisados todos os pontos críticos das redes de drenagem na área envolvente à praia de Gondarém, não tendo sido detetada qualquer desconformidade que justifique a degradação da qualidade da água. Neste sentido, entende ter estado em causa um episódio pontual de poluição com origem externa à área de atuação da empresa.

Todas as pessoas que frequentam a Praia de Gondarém podem, assim, voltar a desfrutar de toda a qualidade e segurança que o espaço oferece, sem qualquer restrição no que respeita à ida a banhos.