Ambiente

Águas e Energia do Porto aposta na melhoria dos serviços ao cliente

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_booklet_aguas_energia_2022_05.jpg

Guilherme Costa Oliveira

O Dia Mundial da Criatividade e Inovação foi assinalado a 21 de abril. Uma área na qual a empresa municipal Águas e Energia do Porto tem vindo a apostar continuamente, nos últimos anos. Atualmente, é já uma referência na área das tecnologias de informação, somando, desde 2017, cinco prémios de excelência. Mais recentemente recebeu o Estatuto Inovadora COTEC, como reconhecimento da sua capacidade de inovação e de criação de valor para o país.

A inteligência artificial (IA), a realidade aumentada, a impressão 3D de material utilizado na operação da empresa e a RPA (sigla inglesa para automação robótica de processos) são soluções inovadoras a que a empresa municipal recorre, diariamente, e de uma forma cada vez mais intensiva.

Os vários prémios conquistados demonstram bem a qualidade do trabalho que se tem procurado desenvolver em inovação e transição digital, conciliando a aposta na modernização tecnológica, com impacto claro na melhoria dos serviços ao cliente. Desta forma, o Porto reafirma o seu compromisso com a preservação e gestão responsável dos recursos água e energia, bem como a sua missão de promover um desenvolvimento sustentável e inclusivo para a cidade e as suas populações.

Inovação traz novos e melhores resultados

A equipa de inovação da empresa municipal está, neste momento, a desenvolver mais de 60 projetos, e assume-se como a "toolbox" para o processo de transição digital e inovação, garantindo a existência de uma uniformização de conceitos e de ferramentas, com especial foco na cocriação, otimização de processos e envolvimento de todas as equipas de trabalho.

Em curso está também uma mudança de paradigma no território municipal. A plataforma H2Porto, que até deu origem, em 2022, a um documentário da BBC, consiste num sistema de monitorização e controlo de todas as etapas do ciclo urbano da água no Município do Porto. Uma das grandes vantagens é permitir obter informação, detetar ocorrências anómalas e fazer gestão remota em tempo real, nomeadamente a das próprias infraestruturas.

Esta tecnologia inteligente gerou resultados imediatos. Após a sua implantação, as interrupções no serviço de água da cidade diminuíram mais de 42% e as reparações de ruturas e ligações à rede registaram uma melhoria de 6% e 44,5%, respetivamente. A integração de dados em tempo real e a capacidade de aceder a informações em qualquer lugar ajudaram a reduzir o volume de água não faturada, de forma significativa e que merece reconhecimento nacional e internacional. A plataforma também ajudou a aumentar a precisão dos dados produzidos a partir das leituras dos sensores para quase 99%, permitindo uma melhor tomada de decisão e um aumento na satisfação de funcionários e clientes.

Para garantir uma resposta eficaz às operações do dia-a-dia, a Águas e Energia do Porto continua a unir os esforços para criar novos projetos, como o SmartDocumentor (gestão documental e de arquivo que digitaliza, captura e reconhece os dados mais relevantes presentes nas faturas), telemetria (instalação de contadores inteligentes), Watter FabLab (impressão 3D de acessórios em PLA para as rede de águas de outros objetos para atividades internas e externas da empresa), H2Meter (planeamento de rotas de serviços de contadores através do uso de algoritmos de inteligência artificial), H2Leaks (plataforma preditiva que, através do uso da inteligência artificial, prevê roturas na rede de abastecimento de água), H2Bill (organização e preparação dos serviços técnicos a faturar), TuPagas? (mecanismo que contacta os clientes que deixam passar o prazo de pagamento de faturas, enviado novas referências multibanco quando as originais expiram), Norbi (plataforma que gere o contacto com os clientes, garantindo uma resposta mais rápida e ágil), DROP (bootcamp de ideação que junta toda a empresa na cocriação de novas ideias), SINATRA (realidade virtual nas operações das ETAR) e Asprela+sustentável (sensorização e monitorização, através do uso da inteligência artificial aplicada a sensores para detetar descargas indevidas na ribeira da Asprela).