Ambiente

Águas e Energia do Porto organiza congresso sobre património industrial e arqueológico da água

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_Jardim_aguas_do_Porto_10.jpg

Filipa Brito

O património histórico e monumental da água é o tema central de um congresso online, a decorrer esta sexta-feira, dia 28 de abril, a partir das 9h30, que vai reunir vários especialistas e está aberto a todos os participantes, através da plataforma zoom.

O evento “Water: World Archaeological and Industrial Heritage”, organizado pela Águas e Energia do Porto em parceria com o Museu das Águas de Barcelona, assume relevância enquanto fórum internacional de debate e partilha do património industrial e arqueológico da água existente na Global Network of Water Museums (WAMU-NET) da UNESCO, rede da qual a empresa municipal faz parte, através do Parque Patrimonial das Águas.

A Águas e Energia do Porto apresentará a plataforma Porto Water City, dedicada à vertente museológica do parque, à sua função didática e pedagógica na esfera histórica da cidade, em particular aos seus equipamentos e infraestruturas que mostram o Porto enquanto cidade da água. A representar a empresa estará Rúben Fernandes, Administrador Executivo, que conduzirá o encerramento da sessão.

Valorização e manutenção do Parque em destaque

O Parque das Águas está a ser alvo de um cuidado especial de valorização, tanto na vertente cultural como de lazer, dando lugar a um espaço de tranquilidade e comunhão com a natureza. Sendo um espaço patrimonial nas vertentes assinaladas, é também um espaço de história portuense, pois, a partir do seu acervo edificado, é possível falar da história dos espaços de onde foram transladadas e abordar cerca de 400 anos de passado da cidade e da região.

Do seu espólio também fazem parte esculturas e edifícios de arquitetura contemporânea, marcas distintivas de uma estratégia consonante com a missão da empresa, mais voltada com a sustentabilidade e a relação com a comunidade, a cidade e o território.

Recorde-se que o Parque das Águas ocupa uma parte significativa das atuais instalações operacionais da sede da Águas e Energia do Porto, E.M e pertence a um conjunto urbano de maior escala que, no concelho do Porto, se denomina Parque Patrimonial das Águas, conglomerando todas as instalações e redes de valor patrimonial.

Programa:

9h30 - Eriberto Eulisse (Wamu-Net): Abertura
9h45 - Manel Martin: A Revolução da Água
10h05 - James Douet: A arquitetura do vapor
10h25 - Edo Brichetti: O "ouro branco" do curso médio do rio Adda
10h45 - David Rovira: Património Industrial: Barcelona
11h05 - Alessandro Capati: Uma cidade industrial da água: Terni
11h25 - Carlo Scibilia: A história do aqueduto de Veneza
11h45 - Chloe Darmon: As instalações de águas urbanas e sociais: lavabos públicos
12h05 - Alenka Černelič Krošelj: A Torre de Água de Brežice: A Torre na Margem do Rio
12h25 - Joana Lessa: O potencial do projeto especulativo e crítico nos museus da água
12h45 - Mário Mesquita: Porto Water City: também um parque industrial e arqueológico
13h05 - Debate final
13h30 - Ruben Fernandes:
Encerramento

Info: Link para assistir ao evento | Chave de acesso: 517445