Mobilidade

Andante bate recorde com 185 milhões de validações nos transportes públicos em 2023

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_novo_andante.jpg

Filipa Brito

O sistema de bilhética Andante, sobretudo utilizado na Área Metropolitana do Porto (AMP), registou um recorde de 185 milhões de validações em 2023, mais 12,2% que em 2022.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, o agrupamento Transportes Intermodais do Porto (TIP) revela que "o aumento da procura foi mais expressivo nos passes, mais 15,9%, embora as viagens ocasionais também tenham aumentado em mais 6,4%, face a 2022".

O agrupamento complementar de empresas (ACE) que gere o sistema Andante, utilizado no Metro do Porto, Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), CP - Comboios de Portugal e operadores rodoviários privados, afirma que as 185 milhões de validações intermodais representam "um aumento de 12,2% face a 2022, com 164,9 milhões de validações".

"Foi assim ultrapassado o anterior recorde ocorrido em 2019, no período pré-pandemia, onde se atingiram as 175,5 milhões de validações", sublinha o agrupamento administrado por Manuel Paulo Teixeira.

Receita alcançou 118 milhões de euros

A receita proveniente da venda e carregamento de cartões Andante "alcançou a marca de 118 milhões de euros, mais 14,8% do que em 2022". "Não obstante o aumento dos custos operacionais decorrentes da inflação, bem como o aumento do investimento na modernização do Sistema Intermodal Andante e da sua Rede de Vendas, destacam-se o Resultado Líquido positivo de 1,4 milhões de euros e o EBITDA [lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações] com um valor de 2,4 milhões de euros", refere ainda.

Em 2023, além do uso do Andante na AMP, houve também a "extensão do zonamento Andante com integração de Zonas Interregionais (IR)", a "criação de novos títulos de transporte IR (3Z IR, Municipal IR e Metropolitano IR)" e a "entrada em serviço do novo operador UNIR", a partir de dezembro de 2023.