Sociedade

Animação, segurança, comodidade e limpeza: a cidade está pronta para receber o novo ano em pleno

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Entrar em 2024 vai ser sinónimo de mais do que animação no Porto. A cidade está a preparar-se para receber o novo ano garantindo a segurança de todos, a comodidade nas deslocações e a pronta limpeza das ruas. Na manhã desta quinta-feira, o Município reuniu as várias autoridades no Centro de Gestão Integrada (CGI) para a apresentação do Plano de Segurança e Mobilidade para a noite de 31 de dezembro.

“Estamos preparados para ter uma grande enchente”, assegura o presidente da Câmara, certo de que “temos todas as condições para que as coisas corram bem”.

Rui Moreira reforça que o Município terá “o CGI a funcionar toda a noite”, além do sistema de “videovigilância que, nestes eventos, é muito importante”. “Estamos convencidos que as condições de segurança estão garantidas e era uma pena perder a tradição”, afirma o autarca.

Relembrando como “a cidade vive, neste momento, um conjunto de constrangimentos fruto das obras que estão a decorrer”, o presidente confirmou que, nos festejos da passagem de ano, “vamos fazer a mesma coisa que fizemos, com sucesso, no São João, que é espalhar as atividades por vários pontos da cidade”.

Além de permitir que “as pessoas possam escolher o programa que querem”, “conseguimos evitar grandes concentrações que nos causam sempre algumas preocupações”.

Dois palcos e oito minutos de espetáculo piromusical

Os festejos da Passagem de Ano na cidade começam com os concertos de We Trust nos Aliados e de Carolina Deslandes nos Jardins do Palácio de Cristal. Depois do fogo-de-artifício, um espetáculo que vai iluminar o céu da cidade durante oito minutos a partir da Praça da República, o centro da cidade celebra ao som de Richie Campbell, enquanto do outro lado a música estará a cargo de Jimmy P.

Nos dois palcos, o coletivo OCUBO assina um espetáculo multimédia, de nome “Porto Amado”, que servirá de contagem decrescente, a partir das 23h50. Já na Praça da República, a contagem decrescente terá um convidado especial: o humorista Francisco Menezes.

Pela noite dentro, até às quatro da manhã, o live act é assegurado pela música eletrónica de Zinko.

“Vamos ter cuidado especial com as pessoas que têm mobilidade reduzida, haverá lugares destinados a elas, para onde poderão levar um acompanhante”, acrescenta Rui Moreira, referindo, ainda, o “cuidado com as casas de banho públicas, que serão cerca de 100 espalhadas pelos três locais”.

PSP vai proibir garrafas de vidro nos locais oficiais de festejos

Ao lado do presidente, o comandante metropolitano da PSP do Porto confirmou que “vai haver revistas para determinados espaços, nomeadamente nos Aliados, para que não haja qualquer tipo de problema no seu interior e para que as coisas possam correr com toda a normalidade”.

Assim, à exceção das garrafas de champagne, para “garantir que a tradição é mantida na cidade do Porto”, todos os restantes objetos de vidro serão proibidos nos locais de festejos, alerta o superintendente Pedro Neto Gouveia.

Além de advertir para o consumo moderado de bebidas alcoólicas, o comandante metropolitano da PSP sublinha a importância de as pessoas chegarem “aos locais com alguma antecipação, de forma a podermos gerir as multidões”.

No mesmo sentido, o conselho é para que a opção seja pelo transporte público “para que não haja grande concentração automóvel e possamos ter a liberdade de garantir o socorro atempada e prontamente, caso seja necessário”.

STCP e Metro com operação reforçada

Em linha com os festejos descentralizados, o Município do Porto vai proceder a dois grandes condicionamentos de trânsito: o primeiro centrado na Praça da República, onde será proibida a circulação automóvel, também nas vias que dela irradiam, entre as 21 horas de dia 31 e a 1h30 de 1 de janeiro.

O vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, explicou que “tendo em consideração os concertos na Avenida dos Aliados, das 21 horas de dia 31, até às sete horas do dia 1 de janeiro, toda a avenida e arruamentos circundantes estarão também condicionados ao trânsito”

Em alternativa, estarão disponíveis os parques de estacionamento da Casa da Música e do IPO.

O Município do Porto aconselha, por isso, a opção por deslocações recorrendo aos transportes públicos, lembrando que tanto a Metro do Porto como a STCP terão a operação reforçada toda a noite.

“A partir das 21 horas, vamos quadriplicar a nossa oferta de autocarros”, adianta a presidente do conselho de administração da empresa intermunicipalizada, Cristina Pimentel.

O plano de mobilidade pode ser consultado em pormenor no documento em anexo.

150 trabalhadores deixarão a cidade “de cara lavada”

Logo a partir das 00h30 arrancam os trabalhos de limpeza da cidade. Uma equipa de 70 pessoas da Porto Ambiente começará pela limpeza das zonas da Praça da República e do Largo da Lapa, seguindo, depois, para o Rossio, no Palácio de Cristal.

Em caso de necessidade, a empresa municipal terá mais 80 trabalhadores disponíveis para reforçar a limpeza dos locais dos festejos oficiais a partir das seis horas da manhã. “A ideia é que a cidade acorde de cara lavada, fazendo apanágio do que têm sido as festas na cidade que é deixá-la à disposição de todas as pessoas que a querem frequentar na manhã seguinte”, sublinha o vice-presidente e vereador do Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo.