Desporto

Aposta municipal em infraestruturas desportivas superior a 17 milhões de euros

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_fib_INATEL_apresentacao_17.jpg

Miguel Nogueira e Filipa Brito

A Câmara do Porto, através da GO Porto – empresa municipal de Gestão e Obras do Porto, investiu, nos últimos seis anos, mais de 17 milhões de euros no alargamento e renovação de uma dezena de infraestruturas polidesportivas da cidade.

A aposta do Município na saúde e desporto acessível para todos foi reforçada com mais de dez obras dedicadas à prática de exercício físico. Entre empreitadas já inauguradas, em curso ou ainda em projeto, o investimento da Câmara Municipal do Porto supera os 17 milhões de euros, em zonas distintas da cidade, como Ramalde, Lordelo do Ouro, Paranhos ou ainda Campanhã.

gco_inauguracao_campo_municipal_outeiro_2023_29.jpg

Entre as principais infraestruturas novas da cidade, é de realçar a empreitada do Campo Municipal do Outeiro, em Paranhos, num investimento municipal na ordem dos 5,5 milhões de euros, divididos por aquisição de terrenos, custos de projeto, empreitada e fiscalização. Com a construção das instalações desportivas, bancada com 510 lugares, edifício de apoio e respetivos acessos de circulação, a cidade deixou de ter campos pelados para a prática do futebol e devolveu ao histórico Sporting Clube da Cruz, assim como a outros clubes do Porto, um espaço de jogo digno.

Ramalde com oferta alternativa para jovens e famílias

De forma a abranger mais modalidades e mais adeptos de um estilo de vida saudável, o Parque Desportivo de Ramalde/INATEL, que está sob gestão da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, oferece, desde 2017, uma pista de atletismo com seis corredores e um campo de relva homologado para a prática de futebol de 11 e de râguebi.

Em 2019, foi inaugurado o Skate Park de Ramalde, dentro do complexo desportivo, onde crianças, jovens e adultos têm pela primeira vez um espaço onde podem aventurar-se nesta modalidade. Dois anos depois, a GO Porto avançou com a ampliação do espaço e a construção de um bowl. Os amantes desta mobilidade têm agora 1550 metros quadrados de área exclusiva para a prática de skate.

#jq_aulas_gratuitas_skate_park_ramalde.jpg

Neste momento está a decorrer a segunda fase da empreitada neste Parque Desportivo, que engloba um novo campo de jogos de futebol e râguebi, com um edifício de apoio com bancada coberta, um recinto para as práticas de atletismo e de zonas de tiro ao arco. Esta última empreitada está orçada em perto dos 4,9 milhões de euros.

Piscina Municipal Eng.º Armando Pimentel renovada

Em março do ano passado, a Piscina Municipal Eng.º Armando Pimentel, da responsabilidade da empresa municipal Ágora, voltou a abrir portas, totalmente equipada e requalificada. Num investimento municipal a rondar os dois milhões de euros, esta intervenção permitiu colmatar um conjunto de deficiências de caráter estrutural no interior e exterior do edifício.

DR_piscina_armando_pimentel_05.jpg

Com balneários novos e o ginásio multiusos ampliado, esta requalificação também possibilitou melhorar a eficiência energética e térmica do edifício, respondendo assim às premissas do Pacto do Porto para o Clima.

Seis escolas básicas vão ter polidesportivos exteriores requalificados para o próximo ano letivo

De forma a fomentar a prática de exercício físico na aprendizagem das crianças da cidade do Porto, o Município investiu cerca de 400 mil euros na requalificação de 10 infraestruturas exteriores de seis escolas básicas: António Nobre, Areosa, Manoel de Oliveira, Pêro Vaz de Caminha e Leonardo Coimbra.

Entre as várias intervenções, contam-se novos pisos e equipamentos para diferentes modalidades desportivas: futebol, basquetebol e andebol, contribuindo assim para a integração social destas comunidades.

Durante o primeiro trimestre de 2024, arrancaram também as obras na bancada do Campo do Viso, e nas infraestruturas elétricas do Estádio da Praia. Esta primeira empreitada, estimada em 215 mil euros, pretende requalificar a bancada existente, com vista à melhoria das condições de conforto, segurança e circulação.

Já o Estádio da Praia, a maior infraestrutura desportiva sazonal gerida pela Ágora e que funciona há 15 anos com diversas competições e atividades, está a ser reabilitado ao nível do equipamento elétrico e torres de iluminação, com um valor de empreitada de 79 mil euros.

Campo Municipal de Campanhã tem localização definida

Com arranque previsto para o segundo semestre de 2024, o Campo Municipal de Campanhã, um novo equipamento desportivo com implantação em terreno entre a Rua de Justino Teixeira e as piscinas municipais, ainda carece do visto do Tribunal de Contas.

Com uma área que ascende aos 17 mil metros quadrados, o espaço abrange um campo de jogos com bancada coberta, além de um edifício de apoio e novo arruamento com lugares de estacionamento. Este novo complexo desportivo tem um valor de empreitada na ordem dos 4,6 milhões de euros.

Ainda em contratação de projeto encontra-se a Zona Desportiva Oriental, em Campanhã. Designada por Espaço Radical Zona Oriental, trata-se da construção de um parque de desporto com a instalação de um skate park, pump track, estações de street workout, basquetebol e escalada.

Com estas intervenções, o Município procura melhorar as condições de todos os desportistas e portuenses, com o objetivo final de ter um Porto cada vez mais saudável, eclético e ativo

Também em fase de contratação de projeto, a GO Porto tem ainda em mãos a construção de um novo complexo desportivo no Campo Municipal da Ervilha, que serve o Futebol Clube da Foz, com três campos de futebol com relvado sintético, bancada, balneários, ginásio, edifícios de apoio para áreas administrativas e arranjos exteriores.

Uma parte significativa destas empreitadas foi alvo de candidatura e aprovação de fundos comunitários, demonstrando assim a capacidade conjunta da GO Porto, da Ágora e do Município em apresentar projetos que se qualificam e cumprem os requisitos europeus necessários.

Com estas intervenções, o Município procura melhorar as condições de todos os desportistas e portuenses, com o objetivo final de ter um Porto cada vez mais saudável, eclético e ativo.