Cultura

Arquiteto e escritor Andrés Jaque encerra ciclo Galeria Energia

  • Notícia

    Notícia

Miguel_de_Guzman_Andres_Jaque_01.JPG

Miguel de Guzman

Na sexta-feira, 24 de fevereiro, a partir das 19h00, a Galeria Municipal do Porto recebe o arquiteto, curador e escritor Andrés Jaque, que apresentará a conferência “Transcalaridades, Niebla, a gata, e outras formas de dissidência material”. A apresentação marca a última sessão do ciclo.

Esta apresentação será centrada no entendimento da arquitetura para a construção das sociedades.

Considerado uma das figuras mais sonantes do pensamento da arquitetura na contemporaneidade, Andrés Jaque tem vindo a explorar a ideia de território urbano como um espaço cosmopolítico, cruzando corpos, tecnologias e ambientes.

O convidado partilhará uma alternativa ao pensamento da arquitetura e das suas práticas, a partir de exemplos da história, relações de poder e a influência quotidiana de agentes humanos e mais que humanos, como a gata Niebla, que habitava o Pavilhão de Barcelona, que foi desenhado por Mies van der Rohe e Lilly Reich.

Andrés Jaque é reitor da Columbia University Graduate School of Architecture, Planning and Preservation em Nova Iorque e fundador do Office for Political Innovation (Gabinete para a Inovação Política), um projeto que se debruça na intersecção do design, investigação e ativismo ambiental.

Decorre na sexta-feira, 24 de fevereiro, às 19h00, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. A entrada é livre, mas o bilhete pode ser reservado através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.