Urbanismo

Arrendamento acessível e simplificação no licenciamento em discussão na Semana da Reabilitação Urbana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A simplificação do licenciamento e a digitalização foram duas temáticas abordadas na XI Semana da Reabilitação Urbana, que termina esta quarta-feira.

Pedro Baganha, vereador do Urbanismo e Espaço Público e Habitação da Câmara do Porto, trouxe ao debate ambos os temas, numa discussão que decorreu em formato de "mesa redonda". O responsável autárquico considera que "é determinante na agilização e na promoção da qualificação da cidade e na procura de soluções, quer habitacionais quer para espaço público, a simplificação no licenciamento", vista "como essencial" na relação entre entidades privadas e públicas.

Também o tema do arrendamento acessível foi amplamente discutido e coube a Raquel Maia, administradora executiva da Porto Vivo, SRU, responder a questões levantadas num painel, onde gerou muito interesse a promoção deste tipo de arrendamento que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município do Porto, desde 2020.

A importância do programa municipal "Porto com Sentido", para a criação de sinergias entre autarquia e privados e consequente na procura de soluções para cidadãos interessados em residir em habitações com rendas acessíveis, foi outro dos temas em análise.

A XI Semana da Reabilitação Urbana do Porto teve lugar nas Caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia, e contou com mais de uma centena de oradores. Durante três dias, estiveram em debate temas como os desafios da construção mais eficiente, a habitação e arrendamento acessível, a mobilidade elétrica e o seu impacto na reabilitação das cidades, o simplex no licenciamento, bem como oportunidades de investimento.