Cultura

Até agosto, o Museu da Cidade convida a embarcar numa experiência sonora

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

John_Tyndall_Ilustracao_livro_On_Sound.JPG

A exposição Radiostesia – Captar, Conduzir, Compreender Forças Invisíveis está patente no Gabinete de Som do Museu da Cidade, localizado na Biblioteca Pública Municipal do Porto, até ao dia 13 de agosto.

Nesta mostra, que tem curadoria do Núcleo de Programação do Museu da Cidade, o som toma uma dimensão material: o músico Pedro Augusto introduz uma nova experiência sonora, onde é possível captar um ruído sem que a causa originária esteja ao alcance da visão, que ressoará na consciência.

A radioestesia (no título descrita como “radiostesia”) é a tentativa de encontrar objetos, seres vivos ou elementos da natureza – como a água, pedras preciosas, entre outros –, sem o uso de equipamentos científicos. Estes objetos primitivos e arquetípicos estarão organizados por secções que correspondem a distintos temas, que darão acesso às zonas mais íntimas e obscuras da Biblioteca Pública Municipal do Porto.

A exposição está aberta até 13 de agosto, de terça a sexta-feira das 9,30 às 19,30 horas, e às segundas-feiras e sábados das 10 às 18 horas.

A entrada é gratuita. Veja mais informações aqui.