Cultura

Cultura em Expansão regressa com mais de 30 espetáculos até dezembro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

rcs_CeE_Tablao-Flamenco_Contumil_3189.jpg

Renato Cruz Santos

Depois de um mês de pausa, o Cultura em Expansão está de regresso a diferentes locais do Porto. A programação inclui mais de 30 espetáculos gratuitos e algumas oficinas e projetos abertos à participação do público.

O arranque da última parte da edição de 2024 do programa municipal – que este ano celebra 10 anos de existência – acontece no dia 7 de setembro, na Quinta de São Romão, às 17 horas.

O Cultura em Expansão (re)começa com um espetáculo único, resultante do trabalho desenvolvido por Daniela Castro Leite e o Rancho Folclórico de Paranhos, no âmbito do “Enxerto”. Um projeto com direção artística da cooperativa cultura Frenesim, que, ao longo do ano, se propôs a juntar três estruturas artísticas da cidade a três artistas contemporâneos.

Segue-se “Temos nós, também, direito à preguiça?”, um projeto de residência artística participativa de Hugo Cruz, na Casa do Salgueiros, que entre os dias 10 e 14 de setembro, entre as 19 e as 22 horas, desafia o público a explorar a necessidade de “preguiçar” como resposta ao excesso produtivo a que, de uma forma ou de outra, estamos expostos.

Com participação gratuita, limitada a 20 pessoas, todos os interessados em marcar presença nas sessões deverão inscrever-se através do e-mail culturaemexpansao@agoraporto.pt. O projeto culmina com um percurso aberto ao público em geral que acontece no dia 15, às 17 horas.

Ainda em setembro, no dia 13, às 21h30, o Grupo Operário do Ruído – um grupo de criação musical coletiva criado em 2020 pela Sonoscopia –, abre as portas da Associação de Moradores da Bouça para um ensaio aberto em torno do trabalho que tem vindo a desenvolver durante este ano, sob direção musical de António Serginho (Retimbrar) e Carlos Guerreiro (Gaiteiros de Lisboa).

Já no dia 14, às 11 horas, o Visões Úteis junta-se à Fonoteca Municipal do Porto, para aquela que será a primeira de três sessões de Escuta Ativa especiais, com personalidades da freguesia de Campanhã e que, nesta manhã, terá como anfitrião José António Pinto, também conhecido por Chalana.

Cultura por toda a cidade

No fim de semana seguinte, há estreias. Ocorre a apresentação de “Obras Portuenses da Década de 20”, um projeto concebido pela Sonoscopia que, nesta edição, vai contar com três obras escritas por Fátima Fonte, Fernando Lapa e Rui Penha, para uma instrumentação única: o maior carrilhão móvel do mundo, o Lvsitanvs (Ana Elias), e o carrilhão da Torre dos Clérigos (Abel Chaves).

A apresentação terá lugar em frente à Torre dos Clérigos, no dia 21, às 18 horas, seguindo-se, na manhã de domingo, dia 22, às 11 horas, no Auditório do Grupo Musical de Miragaia, mais uma proposta da Confederação para toda a família: o “Cineconcerto: Pulcinella e os Contos Maravilhosos”, que junta a música ao vivo de Manuel João Vieira (Ena Pá 2000) a quatro curtas-metragens dos cineastas italianos Giulio Giannini e Emanuele Luzzati.

Neste mês de rentrée, está ainda prevista a apresentação final do projeto “Orillas Porteñas – Tablao Flamenco” que, depois de passar pelos bairros do Lagarteiro, Contumil e Cerco, onde se encontraram e atuaram com diferentes talentos locais, encerra este ciclo de espetáculos de música e baile flamenco ao modo de um “tablao” andaluz.

Nesta atuação, no dia 27, às 19 horas, na Associação Nun’Álvares de Campanhã, voltam a contar com a participação especial de diferentes jovens artistas que, entre janeiro e abril, participaram nos encontros de flamenco do projeto ZHA!, promovido pelo Visões Úteis.

Para terminar, a bailarina e coreógrafa Sara Anjo vai estar em residência no bairro da Pasteleira, um trabalho que irá terminar com uma caminhada performática que se irá realizar no dia 28, às 17 horas.

Mais informações sobre a programação do Cultura em Expansão podem ser consultadas na página do programa municipal.