Cultura

Ateliers Municipais aceitam candidaturas de novos artistas visuais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#renato_cruz_santos_ateliers_municipais_02.jpg

Renato Cruz Santos

Encontram-se abertas até 16 de julho as candidaturas aos seis espaços que integram o projeto Ateliers Municipais. O concurso destina-se a artistas visuais, disponibilizando espaços de diferentes dimensões, com rendas acessíveis, onde poderão desenvolver o seu trabalho por um período de dois anos.

A atribuição dos ateliers será decidida por um júri externo nomeado para esta edição, composto por Merle Radtke (curadora e diretora da Kunsthalle Münster desde 2018), Diana Policarpo (artista visual e compositora) e André Cepeda (artista visual e fotógrafo).

Geridos pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto, os Ateliers Municipais representam um dos eixos de apoio à criação artística contemporânea do programa InResidence, que visa aproximar artistas a oportunidades de trabalho em espaços da cidade do Porto. Situados junto ao Túnel da Ribeira, os seis espaços de trabalho contam com diferentes áreas (de 13 a 45,8 metros quadrados), distribuindo-se entre os Ateliers da Lada (quatro espaços) e um apartamento adjacente (dois espaços).

Projetado pelo arquiteto Virgínio Moutinho, o edifício dos Ateliers da Lada foi construído por ocasião do Porto Capital da Cultura 2001. Concebido originalmente para acolher artistas em residência, o espaço acolheu durante alguns anos a Associação Nacional de Treinadores de Futebol, tendo recuperado a função e missão originais do equipamento com o lançamento do projeto Ateliers Municipais, em 2020.

As candidaturas aos Ateliers Municipais deverão ser submetidas exclusivamente por via eletrónica, contendo todos os documentos indicados no regulamento do concurso, através do endereço de correio eletrónico plaka@agoraporto.pt. Para mais informações sobre o projeto e o processo de candidatura, consulte o site do InResidence, assim como o aviso de abertura e o regulamento do concurso.