Cultura

Série espanhola é a mais vista da Netflix e tem um episódio passado no Porto

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

DR_clas_da_galiza_netflix.jpg

DR

Ana (Clara Lago) e Daniel (Tamar Novas) são os protagonistas de uma série espanhola que está a fazer furor na Netflix. Estreada no passado dia 21 de junho, e logo na primeira semana, "Clãs da Galiza" conquistou o primeiro lugar do top do serviço de streaming em Portugal, estando em segundo lugar no resto do mundo. A primeira temporada da série, já disponível, conta com sete episódios, um deles filmados no Porto.

Os dois protagonistas – a atriz Clara Lago e o ator Tamar Novas – estiveram na cidade, no final de agosto do ano passado, para filmarem as cenas que fazem parte de um dos episódios de "Clãs da Galiza". Ana faz com Daniel uma viagem de negócios ao Porto. Conversam em plena Avenida dos Aliados, passam pela Ponte do Infante, acabando por jantar no Cais de Gaia.

"Foram mais de 50 pessoas que estiveram envolvidas nestas filmagens", revelou ao Porto. uma fonte da "Agente a Norte”, produtora portuense que deu todo o apoio à equipa espanhola, liderada pelo realizador da série, Roger Gual.

Indianos também filmaram na cidade

Curiosamente, também em agosto do ano passado, uma produtora indiana (XB Film Creators, conjuntamente com a All Around the Globe, que tem sede no nosso país) esteve na cidade a filmar "Jailed". Com o apoio logístico da Filmaporto – film commision, as filmagens da indústria de Bollywood representaram um investimento estimado de cerca de 200 mil euros.

Voltando a "Clãs da Galiza", a série junta Ana, uma advogada, e um traficante, Daniel. "A sua presença não passa despercebida a ninguém incluindo a Daniel, o filho de um importante traficante de droga que assumiu o leme dos negócios do clã Padín enquanto o pai está preso", resume o serviço de streaming.

O enredo da série desenrola-se, sobretudo, no noroeste de Espanha. A primeira temporada conta, para além de Clara Lago e Tamar Novas, com as presenças dos atores Nuno Gallego, Francesc Garrido, Maria Pujalte, Diogo Anido, Melania Cruz e Miguel de Lira. "Clãs da Galiza" foi realizada por Roger Gual e escrita por Jorge Guerricaechevarria.