Ambiente

Relatório de Sustentabilidade da Águas e Energia do Porto consolida compromisso com a Agenda 2030

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

nmc_dia_mundial_da_agua_2024_31.jpg

Nuno Miguel Coelho

A Águas e Energia do Porto (AEdP) divulgou o primeiro Relatório de Sustentabilidade, onde relata o desempenho e impactos no ambiente, nas pessoas e na economia, durante o ano de 2022 da empresa municipal.

O documento está assente em quatro pilares estratégicos, que representam as prioridades colocadas em prática no Porto, em matéria de água e energia, nomeadamente: o foco no cliente e na comunidade, a integração da sustentabilidade na atividade diária, a otimização dos recursos hídricos e energéticos e a integração da inovação e tecnologia para capacitar os colaboradores.

Internamente, o relatório destaca os programas de desenvolvimento de competências dos colaboradores, contabilizando mais de 17.500 horas de formação dada. Adicionalmente, destaque também para o desempenho da empresa, com uma avaliação de 7,8 (numa escada de 1 a 10 pontos), da Qualidade Percecionada e da Satisfação do Cliente.

Sendo o Ambiente uma das áreas de maior foco da empresa, o ano de 2022 ficou, ainda, marcado por um importante papel na descarbonização da cidade, tendo sido evitadas 142 toneladas de CO2 emitidas para a atmosfera, através da venda de energia renovável produzida. Também em 2022, o consumo de combustíveis fósseis dentro da organização foi reduzido em 11% e foram produzidas 31.906 toneladas de lamas nas estações de águas residuais.

Os grandes compromissos assumidos foram a subscrição do Pacto do Porto para o Clima e a Declaração de Compromisso para a Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas, bem como a adesão à iniciativa act4nature Portugal, do BCSD Portugal.

"Estamos a construir um Porto a olhar para o futuro"

Em matéria de relação com a comunidade, destaque para os 100% de acessibilidade física do serviço de abastecimento de água, o que garante a igualdade de acesso a um bem universal – a água –, contribuindo, diretamente, para o empoderamento de comunidades socioeconomicamente mais fragilizadas, tendo um impacto positivo na qualidade de vida. Quanto ao item relativo à sensibilização e educação ambiental, participaram 28.913 pessoas nas atividades de educação ambiental, que têm como principal objetivo aumentar a consciencialização e impulsionar mudanças de comportamento.

Este é o primeiro relatório de sustentabilidade que pretende mostrar uma "fotografia" da atividade diária da empresa e respetiva resposta aos tópicos considerados mais relevantes, contando, com o envolvimento das partes interessadas do ecossistema municipal, mas também externas. O objetivo é conferir uma visão da contribuição da empresa para o desenvolvimento sustentável da cidade, bem como para a criação de valor destinado aos clientes, aos colaboradores e à comunidade.

"Estamos a construir um Porto a olhar para o futuro, com qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. A AEdP, enquanto único player nacional que integra os setores da água e da energia, assume um papel central na promoção de uma cidade mais sustentável, resiliente e inovadora, no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, das Nações Unidas", refere Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto e presidente da Águas e Energia do Porto.

O Relatório de Sustentabilidade da Águas e Energia do Porto será publicado, anualmente, e mostrará o desempenho da empresa nos seus tópicos materiais de sustentabilidade (ambiental, social e económica).