Cultura

Ópera "It’s Not Over Until The Soprano Dies" estreia no Coliseu

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_its_not_over_until_the_soprano_dies.jpg

DR

A ópera regressa ao Coliseu Porto Ageas já esta sexta-feira, dia 5, às 21 horas, com a estreia, na cidade, de "It’s not over until the soprano dies" (não acaba enquanto a soprano não morrer). Uma ópera onde a companhia mala voadora se propõe recriar os finais de óperas emblemáticas como "Carmen", "Aida", "Tosca", "La Forza del Destino", "La Bohème", "Otello", "Pagliacci", "La Traviata", em que as personagens femininas morrem sempre.

Aïda, Carmen, Norma, Lucia di Lammermoor, Gilda, Violetta, as Leonoras de Verdi (a de "Il Trovatore" e a de "La Forza del Destino"), Dido, Isolda, Desdemona, Nedda, Tosca, Mélisande, Cio-Cio-San, Kát’a Kabanová, Marie, Lulu, Lucrecia... "It’s not over until the soprano dies" é uma ópera feminista, que apresenta 30 dos mais icónicos e emocionantes excertos de ópera, que todos conhecemos, centrando-se nas personagens femininas e nas árias que cantam, intensificando-as até que o espectador as veja como nunca as viu antes.

Nesta encenação de Jorge Andrade, com arranjos musicais de Nuno Côrte-Real, salta à vista que, se é verdade que muitas óperas acabam de forma trágica, as mortes femininas são pautadas por particular crueldade.

"A ópera, e em particular a do século XIX, permite a mulheres perigosas resplandecerem de emoção, no palco, por algumas curtas horas – depois mata-as", escreveu a editora de cultura do The Guardian, Charlotte Higgins. Em "L’Opéra ou la Défaite des femmes" (1979), referindo-se ao repertório clássico da ópera, a filósofa Catherine Clément enumera os modos cruéis como as mulheres encontram a morte. Sem deixar de remeter estas narrativas para o seu contexto, olharemos para elas em palco com o olhar contemporâneo do século XXI.

Após a estreia no Teatro São Luiz, em Lisboa, um elenco talentoso de atores e solistas dá vida a esta criação no grande palco do Porto, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa a interpretar ao vivo 30 dos mais icónicos e emocionantes excertos do melhor da ópera mundial.