Urbanismo

Avança novo concurso para a reabilitação de duas artérias no centro histórico

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Foi lançado novo concurso público para a requalificação da Travessa da Quinta Amarela e da Rua de Nove de Julho (parcial) II, artérias situadas no centro histórico (Cedofeita), no âmbito do programa Rua Direita.

A empreitada contempla trabalhos de pavimentação da faixa de rodagem e passeios, bem como a melhoria da acessibilidade pedonal, através da adoção de troços de via partilhada. Está também prevista a implementação de pavimentos táteis nas passagens de peões existentes, a criação de um pequeno largo e zonas de estar ajardinadas.

A obra contempla, ainda, uma maior oferta de equipamentos de resíduos urbanos enterrados e o reforço da rede de combate a incêndios. As infraestruturas de rega, de águas pluviais, de telecomunicações e de iluminação pública também serão abrangidas nesta empreitada, bem como a execução da sinalização rodoviária horizontal e vertical.

O novo concurso público, lançado pela empresa municipal GO Porto, tem um valor base de 615.500 euros e prazo de execução estimado de 240 dias. Este é o segundo concurso para a requalificação dos arruamentos de Cedofeita, sendo que o anterior, lançado em maio de 2023, ficou deserto.

As propostas podem ser submetidas até às 23h59 do dia 25 de outubro de 2023, através da plataforma http://www.acingov.pt, onde também estão disponíveis todas as peças concursais.

O programa municipal Rua Direita tem como objetivo a reabilitação profunda da rede fina de espaços públicos da cidade e, assim, devolver condições de circulação e de fruição aos munícipes. Serão perto de uma centena de arruamentos reabilitados, correspondentes a cerca de 15 quilómetros de intervenção.