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"Bairros Comerciais Digitais" apresentados ao público no Porto Innovation Hub

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Andreia Merca

Os dois "Bairros Comerciais Digitais" da Invicta – Baixa e Bombarda – vão ser apresentados dia 31, pelas 15 horas, no Porto Innovation Hub. A sessão, organizada pela Câmara Municipal, em parceria com o Porto Digital e a Associação Quarteirão Criativo, é aberta ao público, mediante inscrição.

O Open Day é um evento destinado a fornecedores de produtos e serviços, tendo o objetivo de dar a conhecer as ações planeadas nos dois bairros e anunciar os principais eixos de contratação pública previstos para os próximos meses.

Para ambos os bairros foram definidos eixos de ação comuns: intervenção no espaço público, investimento em ferramentas digitais e envolvimento e capacitação do comércio local. Tratando-se de realidades distintas, estes eixos desdobram-se de formas diferentes em cada um dos dois bairros.

No caso do Baixa Digital, algumas das ações programadas passam pela criação de galerias digitais de promoção da visibilidade do trabalho artístico, desenvolvimento de um serviço de analítica e de monitorização económica que permita facilitar a tomada de decisão aos comerciantes ou ações de formação para lojistas.

Na zona do Bombarda Digital, estão previstas atividades como a criação de quiosques digitais interativos que potenciem a logística e oferta dos comerciantes, implementação de uma infraestrutura digital e análise de dados que otimizem a atividade comercial ou ações de capacitação que melhorem o perfil digital e a sustentabilidade do comércio local.

Investimento de 3,3 milhões de euros

O projeto dos "Bairros Comerciais Digitais" tem como propósito valorizar o comércio de rua, ajudando os comerciantes a gerir o negócio com recurso a formas eficientes, a aumentar a visibilidade dos produtos e serviços e a chegar a mais clientes.

Do lado de quem compra, procura oferecer maior comodidade e agilidade, assim como acesso a informação agregada sobre as ofertas do bairro.

A Baixa e o Quarteirão de Bombarda estão a ser transformados em "Bairros Comerciais Digitais", o que implicou um investimento de 3,3 milhões de euros (1,9 milhões vindos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)), estando a execução prevista até ao final de 2025.