Cultura

Banda desenhada vai ter um novo espaço de leitura na cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_ilustracao_bedeteca_paula_cabral.jpg

DR

Chama-se Bedeteca e vai ser inaugurada no próximo dia 10, no Centro Comercial Brasília. É um projeto cultural de promoção da banda desenhada, num esforço conjunto da associação cultural Turbina e da livraria Mundo Fantasma. Contará com um acervo de alguns milhares de obras de banda desenhada, "fanzines" e revistas de BD.

"É um projeto independente, pequenino, ‘small is beautiful’, mas que pode ter alguma importância aqui à escala do Porto e do país. Uma bedeteca tem de lidar antes de mais com o público local e é esse o nosso objetivo", explicou à agência Lusa Júlio Moreira, um dos mentores desta biblioteca de banda desenhada.

Feita com base em voluntariado, as obras da Bedeteca, numa primeira fase, só estão disponíveis para consulta e leitura na sede do projeto, estando ainda a ser estudado o empréstimo domiciliário.

Grande dinâmica na edição nacional de BD

Segundo Júlio Moreira, grande parte do catálogo provém do acervo que estava fechado há várias décadas e que pertencia a uma primeira bedeteca que existiu no Porto nos anos 90 do século passado. Nessa altura, quando surgiu, era apresentada como a primeira bedeteca do país, fundada por "um grupo de entusiastas", que organizou o Comicarte – Salão Internacional de Banda Desenhada do Porto, e pela Comissão de Jovens de Ramalde.

Para o programador e dinamizador cultural, a Bedeteca no Porto surge numa altura em que "há um público emergente que tem vindo a puxar por alguma da edição da banda desenhada nacional". "É um momento em que temos uma grande dinâmica na edição nacional, com muitas editoras a trabalharem. Há diversos públicos de BD e vamos tentar ir ao encontro desses diversos públicos", disse.

A Bedeteca vai existir com uma programação cultural associada, convocando uma rede de produção artística e edição independente da região. Para a inauguração está previsto, por exemplo, um clube de leitura em torno do livro "Palestina", de Joe Sacco, pelo Goteira – Coletivo de BD, uma exposição sobre o livro "Companheiros da Penumbra", de Nunsky, com a presença do autor, uma oficina de diário gráfico por Paulo Mendes, premiado no AmadoraBD, e uma edição do Mercado do Contra, de 'fanzines' e BD independente.