Cultura

Batalha aberto até 13 de agosto com propostas de entrada livre

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_porto_lindo_batalha_centro_cinema_31.JPG

Filipa Brito

Em agosto, no Batalha Centro de Cinema, é possível assistir a um novo filme sobre o São João, visitar a instalação de Alice dos Reis, Isadora Pedro Neves Marques e CAConrad, e usufruir da biblioteca e filmoteca e do bar.

De terça a domingo, entre as 14h00 e as 19h00, o Batalha apresenta em contínuo, na Sala 2, a curta-metragem “No Interior”, de Luke Fowler, premiado artista, cineasta e músico de Glasgow. O filme, comissariado pelo Centro de Cinema, centra-se nas festividades de São João no Porto, tendo sido rodado entre as 19h00 do dia 23 de junho e as 6h00 de 24 de junho deste ano.

A instalação “Escondidas na caverna que forjamos uma das outras”, de Alice dos Reis e Isadora Pedro Neves Marques com CAConrad, pode ser visitada no Foyer 1 e Sala-Filme. O projeto inclui uma obra produzida em Nova Iorque, no verão de 2022, e novos poemas apresentados como objetos escultóricos. O filme, realizado a convite de Batalha, explora a inconfundível voz literária de CAConrad e, mais amplamente, a sua biografia e algumas das suas convicções espirituais: a paixão pela poesia, as suas preocupações ecológicas e o legado da crise da SIDA.

Até 13 de agosto, o público pode ainda continuar a visitar a biblioteca do Batalha, que inclui uma sala de leitura, estudo e trabalho com 14 lugares, onde se encontram, em livre acesso, livros e periódicos para consulta, bem como dois postos de visionamento dos filmes da filmoteca.

Especializada em cinema, a coleção da biblioteca reúne publicações de todas as épocas relativas a várias áreas da imagem em movimento. Integra ainda obras de campos relacionados e relevantes para a prática fílmica, como as ciências sociais e humanas, as artes visuais e a curadoria. Por sua vez, o catálogo da Filmoteca, dedicado ao património fílmico do Porto, integra diversos filmes e registos audiovisuais.

A cafetaria e bar do Batalha continuam a ser um ponto de encontro ideal durante as férias de verão ou para uma pausa depois do trabalho. A carta possui opções saudáveis e biológicas, incluindo refeições ligeiras, pastelaria diferenciada, vinhos e sumos naturais e cocktails.

Até 13 de agosto, o Batalha está aberto de terça a domingo, das 14h00 às 20h00. O edifício encerra, para uma breve pausa de verão, entre 14 de agosto e 1 de setembro, retomando a atividade no dia 2 de setembro, com o horário habitual.